Produção acadêmica na iniciação científica: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como lócus de produção do conhecimento

Ivan Bremm de Oliveira, Mariangela da Rosa Afonso, Patricia Machado da Silva, Otavio Avila Pereira, Jose Antonio Ribeiro, Leon Flores Cibeira, Franciele Roos da Silva Ilha, Desire dos Santos Delias, Mariana Teixeira da Silva

Resumo


A presente pesquisa objetiva investigar as interfaces da produção científica acadêmica do subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPEL). Trata-se de uma pesquisa documental, que utilizou da análise de conteúdo da produção científica a partir do Congresso de Iniciação Científica (CIC/UFPEL) no período de 2013 a 2015. A partir dos achados foram extraídas duas categorias, a primeira com relação à formação inicial; e a segunda discutiu o impacto do PIBID na escola. Os resultados apontaram que as experiências de pesquisa, acenam para uma construção diferenciada no espaço da formação inicial, estágio e prática docente, revelando a complexidade da formação inicial; a segunda categoria revelou os impactos gerados pelo PIBID no contexto escolar oportunizando refletir e repensar a inovação e alternativas para o ambiente escolar. 


Palavras-chave


Educação Física; Formação; Escola

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p245



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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