Produção acadêmica na iniciação científica: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como lócus de produção do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p245Resumo
A presente pesquisa objetiva investigar as interfaces da produção científica acadêmica do subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPEL). Trata-se de uma pesquisa documental, que utilizou da análise de conteúdo da produção científica a partir do Congresso de Iniciação Científica (CIC/UFPEL) no período de 2013 a 2015. A partir dos achados foram extraídas duas categorias, a primeira com relação à formação inicial; e a segunda discutiu o impacto do PIBID na escola. Os resultados apontaram que as experiências de pesquisa, acenam para uma construção diferenciada no espaço da formação inicial, estágio e prática docente, revelando a complexidade da formação inicial; a segunda categoria revelou os impactos gerados pelo PIBID no contexto escolar oportunizando refletir e repensar a inovação e alternativas para o ambiente escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).