Cenários e processos de socialização docente: um estudo com professores de ginástica artística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e86431

Palavras-chave:

Processos de socialização, Ginástica, Formação, Formação inicial, Trajetória

Resumo

Estudos acerca das trajetórias pessoal e profissional e da formação de professores/treinadores são crescentes no âmbito acadêmico. Assim, com base nos processos de socialização antecipatória e profissional, propostos por Dubar, buscou-se compreender como ocorreram esses processos de socialização de professores/treinadores, que atuam no contexto extraclasse do esporte Ginástica Artística (GA), em uma cidade do estado do Rio Grande do Sul. De caráter qualitativo, este estudo de caso utilizou dois instrumentos, questionário fechado e entrevista semiestruturada. Os resultados revelaram que com relação à socialização antecipatória, as primeiras aproximações com a Ginástica Artística e/ou atividades físicas foram proveitosas e decisivas para a formação desses sujeitos, visto que, para os professores/treinadores entrevistados as identidades herdadas consolidaram-se. Quanto à socialização profissional, ficou evidente que os saberes envolvidos na formação inicial e na formação continuada, geraram avanços nas práticas cotidianas com Ginástica Artística, sinalizaram, ainda, a contribuição entre os pares como importante fonte de aprendizado.

Biografia do Autor

Juliana Diel de Arruda, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. 

Mariângela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas

Docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.

José Antônio Bicca Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande.

Gabriela Diel de Arruda, Universidade Federal de Pelotas

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. 

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Publicado

2023-02-12

Como Citar

Arruda, J. D. de ., Afonso, M. da R., Ribeiro, J. A. B. ., & Arruda, G. D. de . (2023). Cenários e processos de socialização docente: um estudo com professores de ginástica artística. Motrivivência, 35(66), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e86431

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