Entre partidas e chegadas: as possibilidades da mobilidade acadêmica para a formação inicial em Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78201

Resumo

O presente estudo objetivou analisar as contribuições que a mobilidade estudantil internacional pode proporcionar para a formação inicial, identificando ainda as principais motivações e os desafios encontrados pelos estudantes durante o período no exterior. Participaram do estudo 16 estudantes dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas/RS, que responderam a um questionário semiestruturado enviado de forma online. Os resultados mostraram que a vontade de conhecer um país diferente, o incentivo de professores e a busca por qualificação profissional foram os principais motivos de realização da mobilidade. As principais dificuldades encontradas foram o atendimento da burocracia do edital ou problemas familiares/financeiros enfrentados. Com relação às principais contribuições para a formação destacam-se o conhecimento de novas e diferentes culturas, a estrutura qualificada usufruída na universidade estrangeira, e o estabelecimento de redes de colaboração científica junto aos professores e grupos de pesquisa no exterior.

Biografia do Autor

José Antonio Bicca Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física (ESEF/UFPel). Pelotas, RS, Brasil.

Mariangela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física (ESEF/UFPel). Pelotas, RS, Brasil.

Referências

ALENCAR-RODRIGUES, Roberta de; STREY, Marlene Neves. Orquestrando vozes de gênero de estudantes estrangeiros/as latino-americanos/as. Psico, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 47-56, jan./mar. 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/3755/5216. Acesso em: 14 mai. 2020.

AZEVEDO, Mario Luiz Neves de. Internacionalização ou transnacionalização da educação superior: entre a formação de um campo social global e um mercado de ensino mundializado. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 1, n. 1, p. 56-79, já./jun. 2015. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/24/171. Acesso em: 14 maio 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2010.

BARTELL, Marvin. Internationalization of universities: a university culture-based framework. Higher Education, Winnipeg, v. 45, n. 1, p. 43-70, 2003. Springer Science and Business Media LLC.

BASTOS, Carmen Celia Barradas Correia; MANCHOPE, Elenita Conegero Pastor; ASSENZA, Marta Lucia Alves. A internacionalização da educação superior na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 5, p. 1-22, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653899/19176. Acesso em: 14 mai. 2020.

BIANCHETTI, Lucídio et al. A iniciação à pesquisa no Brasil: políticas de formação de jovens pesquisadores. Educação, Santa Maria, v. 37, n. 3, p. 569-584, set./dez., 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/5012/3981. Acesso em: 14 mai. 2020.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Licenciaturas Internacionais – Portugal. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/informacoes-internacionais/programas-encerrados-internacionais/licenciaturas-internacionais-portugal Acesso em: 20 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação. Painel de controle do programa Ciência sem Fronteiras. Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/painel-de-controle Acesso em: 22 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Sinopse estatística do Enade 2016. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-do-enade. Acesso em: 15 set. 2020.

BRITO, Silvia Helena Andrade; RODRÍGUEZ, Margarita Victoria; MACIEL, Carina Elisabeth. Internacionalização da Educação Superior: a questão da mobilidade discente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS (2011-2017). Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, p. 185-206, jan./abr., 2020. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1380/pdf. Acesso em: 14 mai 2020.

CANAN, Silvia Regina; SUDBRACK, Edite Maria; SILVA, Thais Campos da. Construindo cenários de mobilidade acadêmica: o processo de internacionalização em uma universidade comunitária. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, v. 25, n. 53, p. 207-232, jan./abr., 2020. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1387/pdf. Acesso em: 14 mai. 2020.

CANUTO, Simone Aparecida. Um olhar científico sobre a relação de intercambio do estudante brasileiro em Portugal. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 14, p. 115-122, 2014. Disponível em: http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/239/336. Acesso em: 14 mai. 2020.

CARRILLO, Juan. Searching for “Home” in Dixie: identity and education in the new latin@ south. Educational Studies, London, v. 52, n. 1, p. 20-37, 2016.

CRUZ, Aline Pecorari da. O Programa Erasmus: Paradigma para o Mercosul? Cadernos Jurídicos, Campinas, ano 1, v. 1, n. 2, p. 123-144, 2010.

CUNHA, Maria Isabel da.; RASCHKE, Maria Janine. Mobilidade estudantil e internacionalização: Desafios contemporâneos e qualidade acadêmica. Integração Y Conocimiento, Córdoba, v. 1, n. 8, p. 17-32, 2019. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/24659/24131. Acesso em: 14 mai. 2020.

DAAD. Sobre o DAAD. Disponível em: https://www.daad.org.br/pt/quem-somos/sobre-o-daad/ Acesso em: 20 de jul. 2020.

DUARTE, Roberto Gonzalez; CASTRO, José Márcio de; CRUZ, Ana Luiza Albuquerque; MIURA, Irene K. O papel dos relacionamentos interpessoais na internacionalização de instituições de ensino superior. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 343-370, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/LJrM9T7jn3CYyKCNCt8kSvS/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 14 mai. 2020.

ERASMUS. Sobre o Erasmus+. Disponível em: https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/opportunities/individuals/students/studying-abroad_pt Acesso em 20 jul. 2020.

FAGUNDES, Caterine; LUCE, Maria Beatriz; SILVEIRA, Paloma Dias. A qualidade da mobilidade de estudantes de graduação no “Ciências sem Fronteiras”. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 105, p. 904-927, out/dez. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/JyRQcQffdL6Kz5XGdN6gkbS/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 14 maio 2020.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

GUAZZELLI, Maria Elisabete et al. Internacionalização do Ensino Superior e as Instituições de Ensino Privado no Brasil. Abcs Health Sciences, Santo André, v. 40, n. 3, p. 294-299, 2015. Disponível em: https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/810. Acesso em: 14 mai. 2020.

JUNIOR, Marcos de Oliveira; MATTOS, Flávio de Freitas. Ciência sem Fronteiras: Experiências discentes na odontologia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 200-218, jul./dez., 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2287/1426. Acesso em 14 mai. 2020.

KNIGHT, Jane. International Education Hubs: collaboration for competitiveness and sustainability. New Directions for Higher Education, New Jersey, v. 2014, n. 168, p. 83-96, 2014.

KNIGHT, Jane. Internationalization Remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, [S.L.], v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004.

LAUERMANN, Fani. To go or not to go: the decision to pursue higher education abroad. Advances in Motivation and Achievement, Bingley, p. 177-204, 2012.

LEASK, Betty. Internationalizing the curriculum. 1 ed. New York: Routledge, 2015.

LIMA, Manolita Correia; MARANHÃO, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 14, n. 3, p. 583-610, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/5VJDvJnkgsDn9nmwWCCvKbj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 mai. 2020.

MARTINS-BORGES, Lucienne. Migração involuntária como fator de risco à saúde mental. Revista Interdisciplinar de mobilidade humana, Brasília, v. 21, p. 151-162, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/remhu/a/5ybFYzvWhw9K6TXFHY9QVpD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 14 mai 2020.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. 3 ed. São Paulo: Summus Editorial, 2003.

MURPHY-LEJEUNE, Elizabeth. Student Mobility and narrative in Europe: The new strangers. 1 ed. London: Routledge, 2002.

NOGUEIRA, Maria Alice; AGUIAR, Andrea Moura de Souza; RAMOS, Viviane Coelho Caldeira. Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências escolares. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, p. 355-376, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/wRW6c47y9swCqjcw4qh9wDk/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 14 mai. 2020.

OLIVEIRA, Adriana Leonidas de; FREITAS, Maria Ester de. Motivações para a mobilidade acadêmica internacional: a visão de alunos e professores universitários. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 3, p. 217-246, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/dpPjRHVbBtHfhGS574xnxmG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 mai. 2020.

OLIVENCIA, Juan José Leiva. La interculturalidad en el contexto universitario a través de las voces de estudiantes inmigrantes. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, Murcia, v. 17, n. 2, p. 155-166, 2014. Disponível em: https://revistas.um.es/reifop/article/view/155/162031. Acesso em: 14 mai. 2020.

RIBEIRO, José Antonio Bicca et al. Mobilidade estudantil e internacionalização: o programa ciência sem fronteiras em uma universidade no sul do brasil. In: CUNHA, Maria Isabel da. Internacionalização e democratização: uma tensão na qualidade da educação superior?. São Leopoldo: Oikos, 2016. p. 77-97.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI. 3 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

SEIXAS, Ana Maria. Políticas educativas para o ensino superior: a globalização neoliberal e a emergência de novas formas de regulação estatal. In: STOER, Stephen Ronald; CORTESÃO, Luiza; CORREIA, José Alberto (orgs.). Transnacionalização da educação: da crise da educação à “educação” da crise. Porto: Afrontamento, 2001. p. 211-239.

SOUZA, Marina et al. Internacionalização do ensino superior: Para além da mobilidade internacional. Sensos-e, Porto, v. 6, n. 3., p. 28-38, 2019. Disponível em: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/17393/1/ART_CIETI_MAS_2019.pdf. Acesso em 14 mai. 2020.

SOUZA, Nayara Christine; PALAFOX, Gabriel Humberto Muñoz. Análise do Programa de Licenciatura Internacional - PLI, no contexto da internacionalização da educação superior. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Tubarão, v. 10, n. 18, p. 417-430, 2016. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/3105/2927. Acesso em: 14 mai. 2020.

UFPB. Universidade Federal da Paraíba. Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Disponível em: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1607. Acesso em: 20 jul. 2020.

VIEIRA, Maria Manuel. Das disposições cosmopolitas à mobilidade como competência? Ensino superior, Programa Erasmus e mobilidade estudantil. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 18, n. 26, p. 15-42, 2015. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1036/786. Acesso em: 14 mai. 2020.

WIT, Hans de. Internationalization of Higher Education in the United States of America and Europe: a historical, comparative, and conceptual analysis. Westport: Greenwood Press, 2002.

ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 11, n. 32, p. 226-237, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wVchYRqNFkssn9WqQbj9sSG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 mai. 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

Ribeiro, J. A. B. ., & Afonso, M. da R. (2021). Entre partidas e chegadas: as possibilidades da mobilidade acadêmica para a formação inicial em Educação Física. Motrivivência, 33(64), 1–25. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78201

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)