Produção acadêmica na iniciação científica: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como lócus de produção do conhecimento

Autores

  • Ivan Bremm de Oliveira Programa de Pós-Graduação ESEF-UFPel
  • Mariangela da Rosa Afonso Programa de Pós-Graduação ESEF-UFPel
  • Patricia Machado da Silva Programa de Pós-Graduação ESEF-UFPel http://orcid.org/0000-0002-3336-9993
  • Otavio Avila Pereira ESEF-UFPel
  • Jose Antonio Ribeiro FAE-UFPel
  • Leon Flores Cibeira ESEF-UFPel
  • Franciele Roos da Silva Ilha ESEF-UFPEL
  • Desire dos Santos Delias ESEF-UFPel
  • Mariana Teixeira da Silva Programa de Pós-Graduação ESEF-UFPel

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p245

Resumo

A presente pesquisa objetiva investigar as interfaces da produção científica acadêmica do subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPEL). Trata-se de uma pesquisa documental, que utilizou da análise de conteúdo da produção científica a partir do Congresso de Iniciação Científica (CIC/UFPEL) no período de 2013 a 2015. A partir dos achados foram extraídas duas categorias, a primeira com relação à formação inicial; e a segunda discutiu o impacto do PIBID na escola. Os resultados apontaram que as experiências de pesquisa, acenam para uma construção diferenciada no espaço da formação inicial, estágio e prática docente, revelando a complexidade da formação inicial; a segunda categoria revelou os impactos gerados pelo PIBID no contexto escolar oportunizando refletir e repensar a inovação e alternativas para o ambiente escolar. 

Biografia do Autor

Ivan Bremm de Oliveira, Programa de Pós-Graduação ESEF-UFPel

Mestrando em Educação Física - UFPel

Pelotas,RS,Brasil

ivanbremmoliveira@gmail.com

 

Mariangela da Rosa Afonso, Programa de Pós-Graduação ESEF-UFPel

Doutora em Educação - UFRGS

Programa de Pós-Graduação ESEF-UFPel

Pelotas, RS,Brasil

mrafonso.ufpel@gmail.com

Patricia Machado da Silva, Programa de Pós-Graduação ESEF-UFPel

Mestranda em Educação Física - UFPel

Pelotas,RS,Brasil

patriciamachadodasilva@hotmail.com

Otavio Avila Pereira, ESEF-UFPel

Licenciando em Educação Física - UFPel

Pelotas,RS,Brasil

oapereira@outlook.com

Jose Antonio Ribeiro, FAE-UFPel

Doutorando em Educação - UFPel

Pelotas,RS,Brasil

zeantonio_bicca@outlook.com

Leon Flores Cibeira, ESEF-UFPel

Licenciando em Educação Física - UFPel

Pelotas,RS,Brasil

leonciba@gmail.com

Franciele Roos da Silva Ilha, ESEF-UFPEL

Doutora em Educação - UFPel

ESEF-UFPEL

Pelotas,RS,Brasil

francieleilha@gmail.com

Desire dos Santos Delias, ESEF-UFPel

Licencianda em Educação Física - UFPel

Pelotas,RS,Brasil

desire23frança@gmail.com

Mariana Teixeira da Silva, Programa de Pós-Graduação ESEF-UFPel

Mestranda em Educação Física - UFPel

Colégio Sinodal Alfredo Simon

Pelotas,RS,Brasil

mariana_silva_12@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2017-09-28

Como Citar

Oliveira, I. B. de, Afonso, M. da R., Silva, P. M. da, Pereira, O. A., Ribeiro, J. A., Cibeira, L. F., … Silva, M. T. da. (2017). Produção acadêmica na iniciação científica: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como lócus de produção do conhecimento. Motrivivência, 29(52), 245–261. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p245

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)