Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger

Autores/as

  • Márcia Morschbacher UFSM
  • Leandra Costa da Costa UFMS
  • Miriam Preissler de Oliveira UFMS
  • Wenceslau Leães Filho UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p293

Resumen

Neste artigo construímos, a partir do texto de Flickinger (2004), uma tentativa de refletir acerca da relevância da Filosofia da Educação à prática pedagógica da Educação Física Escolar. A partir da necessidade de que a Filosofia da Educação se faça presente na condição de subsídio aos sujeitos a uma postura refletida e a ações criticamente fundamentadas, apresentamos oito teses com o intuito de suscitar o debate relacionado a esta temática. Consideramos, portanto, que a prática pedagógica da Educação Física Escolar, atenta à sua especificidade, permeada pela Filosofia da Educação, seja capaz de transcender condicionantes que limitam o agir pedagógico deste componente curricular na escola, bem como construir uma Filosofia da Educação Física Escolar.

Biografía del autor/a

Márcia Morschbacher, UFSM

Acadêmicas do curso de Especialização em Educação Física Escolar: CEFD/ UFSM

Leandra Costa da Costa, UFMS

Acadêmicas do curso de Especialização em Educação Física Escolar: CEFD/ UFSM

Miriam Preissler de Oliveira, UFMS

Acadêmicas do curso de Especialização em Educação Física Escolar: CEFD/ UFSM

Wenceslau Leães Filho, UFSM

Orientador do trabalho e Professor Assistente do DDI/CEFD/UFSM

Publicado

2010-07-15

Cómo citar

MORSCHBACHER, Márcia; COSTA, Leandra Costa da; OLIVEIRA, Miriam Preissler de; LEÃES FILHO, Wenceslau. Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger. Motrivivência, Florianópolis, v. 20, n. 31, p. 293–300, 2010. DOI: 10.5007/2175-8042.2008n31p293. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p293. Acesso em: 19 oct. 2024.