A capoeira como possível instrumento de práxis revolucionária: experiência no CEC Itacorubi - Florianópolis/SC

Autores/as

  • Marcos Cordeiro Bueno UFPEL
  • Bruno Emmanuel Santana da Silva UFSC
  • Paulo Ricardo do Canto Capela UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n37p83

Resumen

 

Este trabalho objetivou analisar a prática do ensino da capoeira para as crianças e adolescentes do Centro de Educação Complementar do Itacorubi pautada na construção da práxis revolucionária. Como problemática levantou-se a questão de qual é a contribuição da capoeira como instrumento de formação humana para a práxis revolucionária dos educandos e educandas deste espaço educativo. Para a resposta deste problema nos propusemos a construir uma pesquisa analisando os dados de registro de quase quatro anos de prática pedagógica com a capoeira nesta instituição, a fim de evidenciarmos se a capoeira pode ou não ser um instrumento de práxis revolucionária.

Biografía del autor/a

Marcos Cordeiro Bueno, UFPEL

Membro do Grupo de Capoeira Roda Livre, Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Professor Colaborador do Curso de Educação Física da Universidade do Vale do Itajaí – Campus Biguaçu e Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação Física da ESEF/UFPEL.

Bruno Emmanuel Santana da Silva, UFSC

Professor Mestre do Curso de Educação Física da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI; Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSC e membro do Grupo de Capoeira Chapéu de Couro.

Paulo Ricardo do Canto Capela, UFSC

Professor Mestre do Curso de Educação Física da UFSC; Pesquisador vinculado a Rede CEDES/UFSC e ao Vitral Latino Americano de Educação Física, Esportes e Saúde.

Publicado

2012-05-05

Cómo citar

Bueno, M. C., Santana da Silva, B. E., & Capela, P. R. do C. (2012). A capoeira como possível instrumento de práxis revolucionária: experiência no CEC Itacorubi - Florianópolis/SC. Motrivivência, (37), 83–97. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n37p83

Artículos más leídos del mismo autor/a