Carrera dual de estudiantes atletas: una revisión sistemática nacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e61788

Resumen

Este estudio de revisión objetivó analizar la producción nacional sobre la escolarización de atletas. A partir de la búsqueda de artículos en portugués en Portal Capes seguido por fases de refinamiento, se seleccionaron siete artículos. Los resultados apuntan al predominio de estudios descriptivos sobre el perfil de jóvenes futbolistas y dos estudios de revisión sobre el mercado del fútbol y marcos legales para atletas estudiantes. La administración del tempo entre las jornadas y la ausencia de reglamentación específica em la legislación deportiva son las principales barreras, que, son amenizadas principalmente por el apoyo familiar y la flexibilización de la formación escolar em detrimento del sueño de la profesionalización futbolística. 

Biografía del autor/a

Iuri Scremin de Miranda, Universidade de Brasília

Possui graduação em Educação Física, Licenciatura Plena pela Universidade de Brasília (2016) e Mestrado em Educação Física também pela Universidade de Brasília na linha de pesquisa sobre Estudos Sociais e Pedagógicos da Educação Física, Esporte e Lazer (2019). Atualmente é Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira sobre Dupla Carreira Esportiva - ABDC e membro do Grupo de Pesquisas sobre Dupla Carreira Esportiva - DuCa/UnB. Desenvolve pesquisas sobre o processo de conciliação entre formação educacional e formação esportiva. Possui conhecimentos nas áreas de metodologia esportiva, metodologia científica, escrita acadêmica e educação física escolar.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é professor do Curso de Educação Física; do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Foi Coordenador do PIBID/Educação Física da Ufes e Subcoordenador do Programa de Formação Continuada de Professores e Pedagogas do Ensino Médio da Rede Estadual do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Avaliação Educacional, Currículo e Estágio Supervisionado, Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, formação, e currículo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Felipe Rodrigues da Costa, Universidade de Brasília

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), Especialização em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa (2008), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2012). Atualmente é professor da Faculdade de Educação Física; do Programa de Pós Graduação em Educação Física (Mestrado) da Universidade de Brasília (FEF/UnB). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Dupla Carreira Esportiva (FEF-UnB) e vice-presidente da Associação Brasileira sobre Dupla Carreira Esportiva (ABDC). Tem desenvolvido pesquisas sobre o processo de conciliação entre a formação esportiva e a formação acadêmica (dupla carreira).

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Publicado

2020-04-13

Cómo citar

MIRANDA, Iuri Scremin de; SANTOS, Wagner dos; COSTA, Felipe Rodrigues da. Carrera dual de estudiantes atletas: una revisión sistemática nacional. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 61, p. 01–21, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e61788. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e61788. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Porta Aberta