Educação física escolar, tecnologias digitais e saúde: incursões exploratórias pela literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e72861

Resumo

Considerando a onipresença das tecnologias digitais atualmente e o massivo consumo destas por escolares, este estudo objetiva descrever e discutir os achados de uma revisão exploratória do conhecimento sobre a abordagem do tema saúde na Educação Física escolar que consideram os dispositivos/aplicativos tecnológicos. Trata-se de uma revisão não sistemática e investiga a literatura acadêmica da Educação Física considerando periódicos reconhecidamente relevantes que dialoguem diretamente com a educação. A busca centrou-se nos termos “escola”, “tecnologia” e “saúde”, sendo o diálogo na esfera escolar o principal critério de inclusão. Os achados apontam para 20 publicações que foram organizadas em categorias temáticas: a) tecnologia e suas implicações pedagógicas; b) monitoramento e uso de dados, um debate ético e; c) jogos digitais e tecnologias móveis. Destacam-se debates centrados em implicações pedagógicas de usos tecnológicos pelos professores, além de aspectos vinculados à exibição de si, quantificação de si e gamificação da vida pelos alunos.

Biografia do Autor

Fábio Batista da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Educação Física - Licenciatura. Departamento de Educação Física. UFRN

Laura Viana Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Educação Física - Licenciatura. Departamento de Educação Física. UFRN

Lucas Rafael Pacheco de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Educação Física - Licenciatura. Departamento de Educação Física. UFRN

Sérgio Melo da Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. UFRN.

Allyson Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor do Departamento de Educação Física. UFRN.

Referências

ABIB, Leonardo Trápaga; SILVA, Bruno de Oliveira; DAMICO, José Geraldo Soares. A saúde como tema do componente curricular Educação Física no Referencial Curricular “Lições do Rio Grande”. Kinesis, [S.l.], v. 37, ago. 2019. doi: http://dx.doi.org/10.5902/2316546434973.

ADAMS BECKER, Samantha, PASQUINI, Laura; ZENTNER, Aeron. Digital LiteracyImpactStudy: An NMC Horizon Project StrategicBrief. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2017.

AGUIAR, Milena de Oliveira et al. Health in theNational Curricular Parameters: establishingrelationshipswithPhysicalEducation. Motriz: rev. educ. fis. Rio Claro, v. 25, n. 2, e101927, 2019. doi: https://doi.org/10.1590/s1980-6574201900020011.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Potência acadêmica da mídia-educação física brasileira e internacionalização do diálogo: reflexões a partir do livro Digital technologiesandlearning in physicaleducation: pedagogical cases. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 338-339, 2019. Doi: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.09.002.

BODSWORTH, Hannah; GOODYEAR, Victoria. Barriersandfacilitatorstousing digital technologies in theCooperative Learning model in physicaleducation. PhysicalEducationand Sport Pedagogy, v. 22, n. 6, p. 563-579, 2017.

BRACCO, Mario Maia. Estudo da atividade física, gasto energético e ingestão calórica em crianças de escola pública na cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Campinas, 2001.

BRASIL, Ministério da Educação. Base nacional comum curricular – documento final. Brasília, DF: MEC, 2018.

CARVALHO, Helton Pereira; BELTRAME, Thais Silva; CARDOSO, Fernando Luiz. Efeitos dos exergames em crianças com risco e dificuldade significativa de movimento: um estudo cego randomizado. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 40, n. 1, p.87-93, jan. 2018.

CASEY, Ashley; GOODYEAR, Victoria; ARMOUR, Kathleen. Rethinkingtherelationshipbetweenpedagogy, technologyandlearning in healthandphysicaleducation. Sport, educationandsociety, v. 22, n. 2, p. 288-304, 2017a.

CASEY, Ashley; GOODYEAR, Victoria; ARMOUR, Kathleen. (Orgs.). Digital technologies and learning in physicaleducation:pedagogical cases. New York: Routledge, 2017b.

COSTA, Alan Queiroz. Comunicação e Jogos Digitais em ambientes educacionais: Literacias de Mídia e Informação dos professores de Educação Física da cidade de São Paulo. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

ESMONDE, Katelyn. Tracingthe feedback loop: a Foucauldianandactor-network-theoryexaminationofheart rate monitors in a physicaleducationclassroom. Sport, Educationand Society, v. 24, n. 7, p. 689-701, 2019.

FERREIRA, Heraldo Simões; OLIVEIRA, Braulio Nogueira de; SAMPAIO, José Jackson Coelho. Análise da percepção dos professores de Educação Física acerca da interface entre a saúde e a educação física escolar: conceitos e metodologias. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 673-685, 2013.

FRAGA, Alex Branco. Exercício da informação: governo dos corpos no mercado da vida ativa. Campinas: Autores Associados, 2006.

GARD, Michael. Researchforumintroduction: eHPE. Sport, Educationand Society, v. 19, n. 6, p. 824-826, 2014.

GOODYEAR, Victoria; KERNER, Charlotte; QUENNERSTEDT, Mikael. Young people’s uses of wearable healthy life style technologies; surveillance, self-surveillanceandresistance. Sport, educationandsociety, v. 24, n. 3, p. 212-225, 2019.

HAN, Byung-chul. Sociedade da transparência. Traduzido por Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

HARASIM, Linda. Educação online e as implicações da inteligência artificial. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 24, n. 44, p. 25-39, 2015.

KOOIMAN, Brian; SHEEHAN, Dwayne; WESOLEK, Michael; RETEGUI, Eliseo. Moving online physicaleducationfromoxymorontoefficacy. Sport, EducationAnd Society, [s.l.], v. 22, n. 2, p.230-246, 2015.

LÉVY, Pierre. O que é virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo, Ed. 34, 1996.

LUCENA, Simone. Culturas digitais e tecnologias móveis na educação. Educar em Revista, n. 59, 277-290, 2016. doi: https://doi.org/10.1590/0104-4060.43689

LUPTON, Deborah. ‘Betterunderstandingaboutwhat'sgoingon: youngAustralians’ use of digital technologies for healthand fitness. Sport, Educationand Society, 2018.

LUPTON, Deborah. Foreword: lively devices, lively data andlivelyleisurestudies. LeisureStudies, v. 35, n. 6, p. 709-711, 2016.

LUPTON, Deborah. Data assemblages, sentientschoolsanddigitisedhealthandphysicaleducation (response toGard). Sport, EducationAnd Society, [s.l.], v. 20, n. 1, p.122-132, out. 2014.

MACDONALD, Doune. Teacher-as-knowledge-broker in a futures-orientedhealthandphysicaleducation. Sport, Educationand Society, v. 20, n. 1, p. 27-41, 2015.

MARTINI, Cristiane Oliveira Pisani; VIANA, Juliana de Alencar. " Jogando" com as diferentes linguagens: a atualização dos jogos na educação física escolar. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 243-250, 2016.

MEDEIROS, Pâmella de; LIBARDONI DOS SANTOS, João Otacilio; CAPISTRANO, Renata; MOREIRA, Rodrigo Baptista. Níveis de Atividade Física nas aulas de Educação Física. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

MOREIRA, Eliana; BARANAUSKAS, Maria Cecília. Tecnologias tangíveis e vestíveis como recursos para ambiente inclusivo: uma revisão sistemática. BrazilianSymposiumonComputers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 842, out. 2015. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.842.

NGANTCHA, Marcus et al. RevisitingFactors Associated WithScreen Time Media Use: A StructuralStudyAmongSchool-AgedAdolescents. JournalOfPhysicalActivityAnd Health, Champaign, v. 15, n. 6, p.448-456, jun. 2018.

OLIVEIRA, Bráulio Nogueira; FRAGA Alex Branco O professor-código: aplicativos fitness e a “virada” nos mecanismos de vigilância [Internet]. In: Anais do XXI Congresso Brasileiro das Ciências do Esporte e VIII Congresso Internacional das Ciências do Esporte; 2019; Natal, Brasil. Natal: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; 2019, p. 1-6. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2019/8conice

OLIVEIRA, Victor José Machado de; GOMES, Ivan Marcelo; BRACHT, Valter. Educação para a saúde na educação física escolar: uma questão pedagógica! Cadernos de Formação RBCE. v. 5, n. 2. p. 68-79, 2014.

PANG, Bonnie et al. Experiencingrisk, surveillance, andprosumption: healthandphysicaleducationstudents’ perceptionsofdigitisedhealthandphysicalactivity data. Sport, Educationand Society, v. 24, n. 8, p. 801-813, 2019.

PEREIRA, Andrea Regina; PERUZZA, Ana Paula Piovesan Melchiori. Tecnologia de Realidade Virtual Aplicada à Educação Pré-Escolar. BrazilianSymposiumOnComputers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 385-391, jan. 2002. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.385-391.

PEREIRA, Fernanda Carolina; DE SOUZA SERAPIÃO, Adriane Beatriz; GOVONE, José Silvio. O Efeito dos Exergames na Motivação para a Prática de Atividade Física em Jovens. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 20, n. 3, p. 59-75, 2017.

SARGENT, Julia. Digital technologiesandlearning in physicaleducation: pedagogical cases. Sport, EducationAnd Society, [s.l.], v. 23, n. 1, p.108-110, 26 out. 2017.

SILK, Michael; MILLINGTON, Brad; RICH, Emma; BUSH, Anthony. (Re-)thinking digital leisure. LeisureStudies, [s.l.], v. 35, n. 6, p.712-723, 13 out. 2016.

SILVA, Rafael de Amorim et al. Aplicando Internet das Coisas na Educação: Tecnologia, Cenários e Projeções. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 1256, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.1256.

SOUZA JÚNIOR, Antônio Fernandes. Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Natal, RN, 2018.

SYPES, Emma; NEWTON, Genevieve; LEWIS, Zakkoyya. Investigating the use of an electronic activity monitor system as a componentofphysicalactivityandweight-lossinterventions in nonclinicalpopulations: a systematic review. JournalofPhysicalActivityand Health, v. 16, n. 4, p. 294-302, 2019.

TANG, Ying; HEW, KheFoon. Is mobile instan tmessaging (MIM) useful in education? Examining its technological, pedagogical, and social affordances. EducationalResearch Review, [s.l.], v. 21, p.85-104, jun. 2017.

WINTLER, Jordan. Digital Technology in physical education: global perspectives. Sport, Educationand Society, v. 24, n. 6, p. 665-667, 2019. doi: https://doi.org/10.1080/13573322.2019.1618103

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

Fonseca, F. B. da, Fernandes, L. V., Melo, L. R. P. de, Cunha, S. M. da, & Araújo, A. C. de. (2020). Educação física escolar, tecnologias digitais e saúde: incursões exploratórias pela literatura. Motrivivência, 32(63), 01–18. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e72861

Edição

Seção

Porta Aberta