Universidade e docência na contemporaneidade: o sentido da formação universitária no campo da Educação Física em tempos de crises

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89846

Palavras-chave:

Universidade, Docência, Educação física

Resumo

O estudo tematiza uma possível forma de pensar, analisar e desenvolver a formação universitária em Educação Física em tempos de crises. O enfoque consiste em um ensaio teórico crítico-hermenêutico, tendo em vista a análise e a reflexão sobre os (des) caminhos históricos da Universidade e da Educação Física, em seu sentido reflexivo. Desdobra-se desse entendimento, uma forma especial de perceber a crise em que vivemos na atualidade, a partir da ampliação dos autoritarismos, do desemprego, da discriminação, da violência, e da destruição ambiental. Tem-se o entendimento de que um projeto de formação universitária em Educação Física, precisaria se ocupar em desenvolver novas formas de racionalidade, as quais estariam diametralmente ligadas com outras vias possíveis de se educar e viver corporalmente. Essas vias guardam vínculos com um projeto de democracia, que está sempre em processo e em reconstrução. Isso configura novos desafios em relação à docência universitária em Educação Física.

Biografia do Autor

Sidinei Pithan da Silva, UNIJUI

Doutor em Educação (UFPR),

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí-RS, Brasil

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

Pithan da Silva, S. (2022). Universidade e docência na contemporaneidade: o sentido da formação universitária no campo da Educação Física em tempos de crises. Motrivivência, 34(65). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89846

Edição

Seção

Seção Temática