Chamada de artigos - dossiê temático "Relações raciais e racismo nos mundos do trabalho", organizado por Paulo Cruz Terra (UFF) e Robério Souza (UNEB)

2023-01-24

Chamada de artigos para dossiê temático da Revista Mundos do Trabalho, volume 15 (2023)

https://periodicos.ufsc.br/index.php/mundosdotrabalho/about/submissions

Além de artigos (em português, espanhol ou inglês) em fluxo contínuo, resenhas e entrevistas, Mundos do Trabalho está com chamada aberta de artigos para o dossiê temático indicado abaixo.

Título do dossiê: Relações raciais e racismo nos mundos do trabalho

Organização: Paulo Cruz Terra (UFF) e Robério Souza (UNEB)

Submissões inéditas em português, inglês ou espanhol até o dia 15 de julho de 2023.

Este dossiê se relaciona com o esforço da historiografia do trabalho para ampliar a perspectiva sobre a classe trabalhadora. Nesse sentido, o dossiê objetiva reunir artigos inéditos que analisem as múltiplas conexões entre relações raciais, racismo e mundos do trabalho ao longo do tempo e em diversas localidades. O dossiê busca contribuições que tratem de como o racismo e os conflitos étnico-raciais foram, e são, constituidores das relações de trabalho, e estiveram, e estão, presentes na formulação e execução de leis e medidas destinadas aos trabalhadores. Além disso, o dossiê intenciona publicar análises sobre as maneiras como trabalhadoras e trabalhadores lidaram com as relações raciais e o racismo. Assim, são bem-vindos artigos que abordem como essas questões aparecem nas diferentes dimensões dos mundos do trabalho, tais como em associações, partidos, veículos de imprensa, formas de mobilização e sociabilidade da classe trabalhadora. Pretende-se, portanto, congregar estudos que se debrucem sobre as formas de agência e resistência, e nessa direção encorajamos o envio de propostas enfocando trajetórias de trabalhadoras e trabalhadores que tiveram a questão racial como central. Por fim, é importante ressaltar que o dossiê não está restrito a reflexões acerca do Brasil, sendo estimuladas também submissões que versem sobre outros contextos nacionais e, em especial, dinâmicas transnacionais e globais.