As marchas de Gustave Cauvin – a primeira forma sistematizada e regular do cinema militante

Autores

  • Luiz Felipe Cezar Mundim PPGH Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Centre d'Histoire Sociale du XXe Siécle - Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne http://orcid.org/0000-0003-0684-7918

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-9222.2017v9n18p83

Palavras-chave:

Cinema Militante, Gustave Cauvin, Primeiro Cinema,

Resumo

O papel de Gustave Cauvin (1886-1951) na demarcação da primeira fase do cinema militante foi, individualmente, o mais marcante. O presente artigo tem como objetivo apresentar ao público brasileiro, por meio de relatórios de polícia e jornais militantes e pelo trabalho de Perron e Almberg no artigo La propagande par leilm: leslongues marches de Gustave Cauvin, publicado em 2012, as marchas de Cauvin nas Ardenas (França) com seu cinematógrafo em 1913. Destaca-se que sua dedicação à causa da propaganda pela imagem se situou em uma longa história de certo messianismo utópico, um voluntarismo político que buscava levar às massas as imagens que, associadas ao discurso, se pretendiam a voz da emancipação. Sua trajetória parece denunciar, também, o ápice dos limites de uma prática e uma ideologia do movimento operário francês às vésperas da Grande Guerra, ao mesmo tempo em que eram expressão do movimento contra a natalidade e do moralismo abstêmio originário na própria cultura burguesa.

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Biografia do Autor

Luiz Felipe Cezar Mundim, PPGH Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Centre d'Histoire Sociale du XXe Siécle - Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne. Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (2007). Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Goiás (2003), e bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003). Formação com ênfase na área de História Contemporânea e História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes campos de pesquisa: história social do trabalho, história do cinema e história intelectual.

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Publicado

2018-11-23

Como Citar

MUNDIM, L. F. C. As marchas de Gustave Cauvin – a primeira forma sistematizada e regular do cinema militante. Revista Mundos do Trabalho, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 83-98, 2018. DOI: 10.5007/1984-9222.2017v9n18p83. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/mundosdotrabalho/article/view/1984-9222.2017v9n18p83. Acesso em: 25 out. 2021.