Organizações cooperativas de agricultores e educação escolar: desafios a uma formação cooperativa

Autores

  • Marlene Ribeiro UFRGS, Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O trabalho visa debater, a partir de autores do pensamento socialista e de pesquisas atuais sobre o cooperativismo, tanto os limites para que esta forma de organização do trabalho possa romper a sua relação com o capital, que se realiza através do mercado, quanto a potencialidade do trabalho cooperativo para revolucionar as relações sociais. Desenvolve, principalmente, a análise de associações cooperativas de agricultores familiares, assentados do MST e não-assentados. O novo apontado pela pesquisa encontra-se na relação entre trabalho cooperativo e educação escolar básica e profissional,
mais propriamente, na necessidade de se pensar que valores, conhecimentos, estudos e práticas deverão constituir o currículo dos cursos que pretendam formar sujeitos autônomos, cooperativos e solidários.

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Publicado

2004-01-01

Como Citar

Ribeiro, M. (2004). Organizações cooperativas de agricultores e educação escolar: desafios a uma formação cooperativa. Perspectiva, 22(1), 167–194. https://doi.org/10.5007/%x