Educação popular: um projeto coletivo dos movimentos sociais populares

Autores

  • Marlene Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n1p41

Resumo

O artigo trata da educação popular referida à educação do campo. Visa a explicitara educação projetada pelos sujeitos políticos coletivos dos movimentos sociais populares em contraposição ao modelo civilizatório de escola moderna, bem como desvelar o movimento contraditório que impregna os conceitos e as experiências das organizações populares como sujeitos da educação popular. A educação moderna produzida pela burguesia está reduzida aos processos escolares, negando os aprendizados da experiência, da cultura e do trabalho. Do mesmo modo que o trabalho é princípio educativo, o movimento social popular é educador como formador da classe e de uma identidade de classe. A educação popular tem, assim, um caráter de classe, e é isso o que a distingue do conceito abstrato de educação moderna. A crítica à educação reduzida à escola não significa negar a instituição escolar ou deixar de reconhecer o direito das classes populares à educação, que é universal. A finalidade a que nos propomos é levantar elementos para construir aconcepção de educação popular resgatando sua relação com o mundo do trabalho, no qual se constituem os movimentos sociais populares que, nas suas práticas sociais e pedagógicas, a definem.

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Publicado

2009-04-22

Como Citar

Ribeiro, M. (2009). Educação popular: um projeto coletivo dos movimentos sociais populares. Perspectiva, 26(1), 41–67. https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n1p41