Educação e exclusão: a contribuição da filosofia da educação na determinação conceptual

Autores

  • Avelino da Rosa Oliveira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

0 artigo apresenta, inicialmente, uma parcela das  discussaesatuais sobre a "exclusâo social", enquanto urn novo  paradigma que se afirma diante da nova configuragäo da  sociedade contemporânea. Em seguida, discute essa mesma  categoria a partir de Karl Marx, defendendo oponto de vista de  que esta última abordagem pode desocultar osdeterminantes  sociais da exclusão, provendo uma rede categorial mais acurada  para o enfrentamento desta antiga problemâtica. Por fim, a  própria forma da argumentação desenvolvida busca determinar  uma face da identidade da Filosofia da Educação, enquanto  exercício de postura filosoficamente refletida frente as questões  que permeiam a prática educacional.

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Publicado

2000-01-01

Como Citar

Oliveira, A. da R. (2000). Educação e exclusão: a contribuição da filosofia da educação na determinação conceptual. Perspectiva, 18(34), 11–31. https://doi.org/10.5007/%x