O problema da verdade e a educação: uma abordagem a partir de Horkheimer

Autores

  • Avelino da Rosa Oliveira Universidade Federal de Pelotas - RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Horkheimer, Max, 1895 - Razão, Reason,

Resumo

O trabalho desenvolve uma argumentação sobre tema crucial
para a educação, que é a crise da razão, analisada a partir do teórico que produziu um dos desmacaramentos mais radicais à racionalidade ocidental - Horkheimer. Procura demonstrar, com base no artigo Sobre o problema da verdade, que Horkheimer não renuncia à força da razão e reclama atitude teórico-prática de uma verdade objetiva, sancionada por uma razão que se olha criticamente.

Biografia do Autor

Avelino da Rosa Oliveira, Universidade Federal de Pelotas - RS

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (1986), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Pelotas.

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/6451513910863914

Downloads

Publicado

1999-01-01