Modelos de educação por espelhos e o processo de globalização técnica
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O texto pretende fazer uma crítica ao discurso apologético da
globalização técnica a partir do estudo de modelos reflexivos em conflito e tendo presente a imagem da metáfora do espelho do conhecimento. A educação no contexto dos paradigmas da Modernidade, do Pós-Modernismo, da Teoria Crítica e da Hermenêutica Filosófica busca respostas para alguns questionamentos a respeito: (1) do tipo de racionalidade que anima o atual fluxo de globalização; (2) da existência de espaços (não apenas virtuais) para a emergência de outras racionalidade(s); e (3) da ampliação ou encurtamento de perspectivas para o âmbito pedagógico
ao inserir-se nesse processo. A era da complexidade global dividida na disputa entre as molduras dos discursos da Modernidade e do Pós-Modernismo revela, atrás dos variados jogos de espelhos, alguns pressupostos interessados, os quais estão refletindo favoravelmente ou contra a condição humana, no pleno sentido, emancipada.
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