Filosofia da educação: para quê?
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este trabalho se propõe a refletir sobre as razões contemporâneas que justifiquem a filosofia da educação. Para que serve a filosofia da educação? Baseando-se nas idéias de Adorno, recupera algumas características históricas da filosofia, como: o pensar autônomo como instrumento primeiro na formação do espírito; a razão só supera a ratio burguesa
se voltar a ser radicalmente negativa; a filosofia retomará a construção de seu conceito se se contrapuser enquanto não-útil ao mercado e olhá-lo criticamente por dentro; se voltar a acreditar na potencialidade do conceito, seu único instrumento de intervenção; se buscar na força do estético seu olhar diferente; se iluminar as contradições do real com as luzes da utopia. Entender a fundo a força que constitui historicamente a filosofia é pressuposto indispensável para refletir sobre o problema da educação nos dias de hoje.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.