Filosofia da educação: para quê?

Bruno Pucci

Resumo


Este trabalho se propõe a refletir sobre as razões contemporâneas que justifiquem a filosofia da educação. Para que serve a filosofia da educação? Baseando-se nas idéias de Adorno, recupera algumas características históricas da filosofia, como: o pensar autônomo como instrumento primeiro na formação do espírito; a razão só supera a ratio burguesa
se voltar a ser radicalmente negativa; a filosofia retomará a construção de seu conceito se se contrapuser enquanto não-útil ao mercado e olhá-lo criticamente por dentro; se voltar a acreditar na potencialidade do conceito, seu único instrumento de intervenção; se buscar na força do estético seu olhar diferente; se iluminar as contradições do real com as luzes da utopia. Entender a fundo a força que constitui historicamente a filosofia é pressuposto indispensável para refletir sobre o problema da educação nos dias de hoje.


Palavras-chave


Educação-Filosofia, formação cultural, teoria crítica; philosophy-education; cultural formation; critical theory

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Revista Perspectiva, ISSN print  0102-5473, ISSN 2175-795X Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

 

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