A Experiência Formativa nas Reflexões Estético-filosóficas de Theodor Adorno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e76950%20%20

Resumo

Na tentativa de fazer jus ao título deste ensaio, vou perseguir os seguintes conceitos em obras estéticas, filosóficas e educacionais de Theodor Adorno: experiência; experiência filosófica; experiência estética; experiência formativa. Tentarei examinar esses conceitos em diálogo com os cursos e livros do pensador frankfurtiano: Introducción a la dialéctica (1958, curso); Estética (1958/1959, curso); Dialética negativa (1966, livro); Teoria Estética (1970, livro); Educação e Emancipação (1971, coletânea). Os eixos teórico-metodológicos a serem analisados para atingir os objetivos assim se denominam: O conceito de experiência na Fenomenologia do Espírito de Hegel; A experiência da dialética a partir da coisa e não do método; O privilégio da experiência filosófica enquanto tour de force da negatividade; A dialética da experiência estética: seu momento mimético-somático; sua dimensão dissonante e utópica; A experiência estética como suspensão temporária do principium individuationis; A experiência estético-filosófica enquanto experiência formativa.

 

Biografia do Autor

Bruno Pucci, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Titular Aposentado da UFSCar; pesquisador Sênior do CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação. 

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Publicado

2022-03-08

Como Citar

Pucci, B. (2022). A Experiência Formativa nas Reflexões Estético-filosóficas de Theodor Adorno. Perspectiva, 40(1), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e76950

Edição

Seção

Dossiê Teoria Crítica da Sociedade e (declínio da) Formação