Literatura infanto-juvenil contemporânea: texto/ contexto-caminhos/ descaminhos
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Refletir sobre as tendências da literatura infanto-juvenil contemporânea requer analisar as relações de produção e recepção. O enfoque dado à diversidade de temas aponta para um espessamento do discurso, para a presença da intertextualidade e da metalinguagem nos textos. A
narrativa fragmenta-se exigindo maior participação do leitor. Há uma revisitação de estilos anteriores através do pastiche e da paródia. O narrador assume novos pontos de vista. As personagens alegóricas e simbólicas femininas e masculinas reaparecem, estabelecendo novas relações sociais.
Há um fortalecimento da poesia. A ilustração ganha qualidade numa multiplicidade de tendências, conferindo à essa literatura um novo status.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.