Literatura infanto-juvenil contemporânea: texto/ contexto-caminhos/ descaminhos

Autores

  • Rosa Maria Cuba Riche Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Refletir sobre as tendências da literatura infanto-juvenil contemporânea requer analisar as relações de produção e recepção. O enfoque dado à diversidade de temas aponta para um espessamento do discurso, para a presença da intertextualidade e da metalinguagem nos textos. A
narrativa fragmenta-se exigindo maior participação do leitor. Há uma revisitação de estilos anteriores através do pastiche e da paródia. O narrador assume novos pontos de vista. As personagens alegóricas e simbólicas femininas e masculinas reaparecem, estabelecendo novas relações sociais.
Há um fortalecimento da poesia. A ilustração ganha qualidade numa multiplicidade de tendências, conferindo à essa literatura um novo status.

Biografia do Autor

Rosa Maria Cuba Riche, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Graduação em Letras Português Literaturas pela Universidade Gama Filho (1972) , mestrado em Letras Vernáculas (1984) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura, 1996) ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

1999-01-01

Como Citar

Riche, R. M. C. (1999). Literatura infanto-juvenil contemporânea: texto/ contexto-caminhos/ descaminhos. Perspectiva, 17(31), 127–140. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos