Literatura infanto-juvenil contemporânea: texto/ contexto-caminhos/ descaminhos

Autores/as

  • Rosa Maria Cuba Riche Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumen

Refletir sobre as tendências da literatura infanto-juvenil contemporânea requer analisar as relações de produção e recepção. O enfoque dado à diversidade de temas aponta para um espessamento do discurso, para a presença da intertextualidade e da metalinguagem nos textos. A
narrativa fragmenta-se exigindo maior participação do leitor. Há uma revisitação de estilos anteriores através do pastiche e da paródia. O narrador assume novos pontos de vista. As personagens alegóricas e simbólicas femininas e masculinas reaparecem, estabelecendo novas relações sociais.
Há um fortalecimento da poesia. A ilustração ganha qualidade numa multiplicidade de tendências, conferindo à essa literatura um novo status.

Biografía del autor/a

Rosa Maria Cuba Riche, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Graduação em Letras Português Literaturas pela Universidade Gama Filho (1972) , mestrado em Letras Vernáculas (1984) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura, 1996) ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

1999-01-01

Cómo citar

Riche, R. M. C. (1999). Literatura infanto-juvenil contemporânea: texto/ contexto-caminhos/ descaminhos. Perspectiva, 17(31), 127–140. https://doi.org/10.5007/%x

Número

Sección

Articulos