A educação pré-escolar em Portugal Concepções oficiais, investigação e práticas

Maria de Lourdes Dionísio, Iris Pereira

Resumo


Neste texto, apresentam-se e discutem-se os princípios teóricos, relativos ao desenvolvimento verbal e à aproximação à expressão escrita, subjacentes às Orientações Curriculares para a educação pré-escolar em Portugal. Na medida em que tais orientações não são mais do que declarações de intenção, não explicitando nem entendimentos teóricos nem estruturando a acção dos educadores, centramo-nos, num primeiro momento, no conceito de “competência linguística” para, num segundo momento, darmos conta do modo como, nos jardins de infância, se dá forma a tais orientações. Especial atenção é concedida a investigações nacionais recentes que, para além do conhecimento produzido, têm sustentado os processos de formação inicial e contínua, colmatando, nos contextos locais o vazio das Orientações Curriculares oficiais.


Palavras-chave


Educação pré-escolar-Portugal; Educação pré-escolar-Portugal-Currículos; Pre-school education-Portugal; Pre-school education-Portugal-Curricula; Educación Pre-escolar-Portugal; Educación Pre-escolar-Portugal-Currículo

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 2008 Maria de Lourdes Dionísio, Iris Pereira

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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