A educação pré-escolar em Portugal Concepções oficiais, investigação e práticas

Autores

  • Maria de Lourdes Dionísio Universidade do Minho, Braga
  • Iris Pereira Universidade do Minho, Braga

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Neste texto, apresentam-se e discutem-se os princípios teóricos, relativos ao desenvolvimento verbal e à aproximação à expressão escrita, subjacentes às Orientações Curriculares para a educação pré-escolar em Portugal. Na medida em que tais orientações não são mais do que declarações de intenção, não explicitando nem entendimentos teóricos nem estruturando a acção dos educadores, centramo-nos, num primeiro momento, no conceito de “competência linguística” para, num segundo momento, darmos conta do modo como, nos jardins de infância, se dá forma a tais orientações. Especial atenção é concedida a investigações nacionais recentes que, para além do conhecimento produzido, têm sustentado os processos de formação inicial e contínua, colmatando, nos contextos locais o vazio das Orientações Curriculares oficiais.

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Publicado

2006-10-30

Como Citar

Dionísio, M. de L., & Pereira, I. (2006). A educação pré-escolar em Portugal Concepções oficiais, investigação e práticas. Perspectiva, 24(2), 597–622. https://doi.org/10.5007/%x