Elementos para a prática da avaliação em língua portuguesa

Autores

  • Lívia Suassuna UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO DE EDUCAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p1125

Resumo

Neste artigo, partindo da concepção teórica da linguagem como discurso, e da proposta metodológica que articula a leitura, a produção textual e a análise linguística como práticas estruturantes do ensino de língua portuguesa, apresentamos alguns elementos para subsidiar o processo de avaliação da aprendizagem nessa área de conhecimento. Inicialmente, fazemos uma retrospectiva das práticas avaliativas historicamente constituídas no campo; em seguida, caracterizamos o processo de produção do discurso, ressaltando seus elementos constitutivos e mostrando algumas de suas implicações para o tratamento da linguagem em sala de aula; finalizamos o texto mostrando princípios norteadores da avaliação da leitura, da produção de texto e da reflexão metalinguística no nível da educação básica.

Biografia do Autor

Lívia Suassuna, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO DE EDUCAÇÃO

Doutora em Linguística pela UNICAMP, professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, e do Programa de  Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve pesquisas e orienta trabalhos na área de ensino-aprendizagem de língua portuguesa e de literatura brasileira. Tem várias publicações relativas a essa temática, na forma de artigos de periódicos, livros e capítulos de livros. Atua também no campo da formação de professores de português e literatura e atualmente dedica-se à avaliação institucional e da aprendizagem.

Downloads

Publicado

2012-09-18

Como Citar

Suassuna, L. (2012). Elementos para a prática da avaliação em língua portuguesa. Perspectiva, 30(3), 1125–1151. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p1125

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua