Contribuições filosóficas e sociológicas sobre a infância

Autores

  • Vera Lúcia Chacon Valença Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p689

Resumo

O fio condutor deste artigo encontra-se em algumas contribuições filosóficas e sociológicas sobre a história da infância e suas repercussões nas relações educativas. Uma revisão teórica sobre a história da infância fez sobressair, na antiguidade, uma infância excluída, abandonada, sem afeto; posteriormente, na modernidade, uma infância constituída por um “outro-criança” com direitos jurídicos reconhecidos, portanto, um “outro” igual, mas diferente; e a infância da contemporaneidade representada por um “outro-criança” diferente, mas igual em direitos. Dessa forma, o desafio para os educadores atuais consiste em saber relacionar-se com a alteridade paradoxal da criança, diferente e igual em direitos, exercendo uma hierarquia horizontal que possibilite a construção da identidade e a busca de autonomia das crianças. 

Biografia do Autor

Vera Lúcia Chacon Valença, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Doutora em Psicologia Aplicada pela Université Paris Descartes, França. Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Valença, V. L. C. (2015). Contribuições filosóficas e sociológicas sobre a infância. Perspectiva, 33(2), 689–705. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p689