A criação do Museu das Crianças de Santa Catarina: uma experiência em andamento

Vera Lúcia Chacon Valença

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar, em linhas gerais, o histórico, a evolução, o projeto e a fase atual do Museu da Criança de Santa Catarina. O projeto do museu foi
inspirado no Children´s Museum of Manhattan, no Brooklyn Children´s Museum, na Cité des Enfants de Paris, no Museu da Criança de Lisboa e nas atividades pedagógicas desenvolvidas com crianças nos museus do Louvre, George Pompidou
e D’Orsay de Paris. Conhecedora da diversidade cultural das crianças catarinenses, por meio de pesquisa realizada desde 1999, envolvendo crianças de várias etnias, em
vários municípios do estado, a pesquisadora busca a inclusão dos “diferentes” em atividades do espaço cultural a ser fundado, na perspectiva apontada por Nestor
Canclini - a da hibridização cultural. Idealizado para atender crianças de três a 14 anos, o museu terá caráter interativo e, por missão, enfatizar a participação das crianças nas
culturas dos seus antepassados, abrindo as portas para as demais e conjugando-as com as expressões culturais da atualidade. Propõe-se a criação da Rede do Imaginário
Infantil, a ser estabelecida entre crianças dos municípios, estados e países; o estímulo da criatividade e da produção cultural, estética inclusive, mediante recursos tradicionais
e das novas tecnologias. Estudam-se parcerias com o Sapiens Parque1, que tem como foco o desenvolvimento do Ser Humano, e com a prefeitura de Pomerode, onde se
prevê a instalação do protótipo do Museu da Criança de Santa Catarina.


Palavras-chave


Museus das crianças; imaginário; cultura; Children‘s museum; imagination; Culture; museo de la infância; Imaginário; cultura

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 2008 Vera Lúcia Chacon Valença

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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