A criação do Museu das Crianças de Santa Catarina: uma experiência em andamento

Autores

  • Vera Lúcia Chacon Valença UNISUL - Tubarão - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar, em linhas gerais, o histórico, a evolução, o projeto e a fase atual do Museu da Criança de Santa Catarina. O projeto do museu foi
inspirado no Children´s Museum of Manhattan, no Brooklyn Children´s Museum, na Cité des Enfants de Paris, no Museu da Criança de Lisboa e nas atividades pedagógicas desenvolvidas com crianças nos museus do Louvre, George Pompidou
e D’Orsay de Paris. Conhecedora da diversidade cultural das crianças catarinenses, por meio de pesquisa realizada desde 1999, envolvendo crianças de várias etnias, em
vários municípios do estado, a pesquisadora busca a inclusão dos “diferentes” em atividades do espaço cultural a ser fundado, na perspectiva apontada por Nestor
Canclini - a da hibridização cultural. Idealizado para atender crianças de três a 14 anos, o museu terá caráter interativo e, por missão, enfatizar a participação das crianças nas
culturas dos seus antepassados, abrindo as portas para as demais e conjugando-as com as expressões culturais da atualidade. Propõe-se a criação da Rede do Imaginário
Infantil, a ser estabelecida entre crianças dos municípios, estados e países; o estímulo da criatividade e da produção cultural, estética inclusive, mediante recursos tradicionais
e das novas tecnologias. Estudam-se parcerias com o Sapiens Parque1, que tem como foco o desenvolvimento do Ser Humano, e com a prefeitura de Pomerode, onde se
prevê a instalação do protótipo do Museu da Criança de Santa Catarina.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Chacon Valença, UNISUL - Tubarão - SC

Graduação em Psicologia pela UNICAP (1969) e doutorado em Psicologia Aplicada - U.P V, França (1980). Fez Pós-Doutorado no IP-CNR, Roma-Itália.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2006-04-30

Como Citar

Valença, V. L. C. (2006). A criação do Museu das Crianças de Santa Catarina: uma experiência em andamento. Perspectiva, 24(1), 319–338. https://doi.org/10.5007/%x