O papel da instituição escolar no fracasso de crianças de classes populares

Vera Lúcia Chacon Valença

Resumo


A origem social das crianças desempenha um papel importante no seu futuro escolar, o que podemos observar desde as primeiras etapas da escolaridade primária. No processo adaptativo podemos considerar dois pólos: a criança e o meio. Priorizando a concepção dinâmica do desenvolvimento infantil ressaltamos o papel ativo da criança que é, em última análise o de agente de sua adaptação. O outro pólo, o meio, oferece suportes como faz exigências à criança. Nos referimos agora a este exemplo, nos detendo no meio escolar que nos induz a situar as contribuições e suportes, além das exigências do meio familiar. Priorizaremos, no tocante ao meio, àquele considerado "handicapé" ou seja: situaremos as inadaptações num nível social.


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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 1985 Vera Lúcia Chacon Valença

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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