A violência na escola: da palmatória à violência suave

Autores

  • Vera Lúcia Chacon Valença UNISUL - Tubarão - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A autora identifica a violência na Instituição Escolar à negação das necessidades da criança e à seleção e transmissão seletiva, formas modernas e suaves de maus-tratos, em substituição aos castigos físicos da Escola Tradicional. Citando autores franceses contemporâneos, apóia seu trabalho na Psicologia Genética, procurando salientar os pontos básicos a serem considerados para garantir o respeito pelos aspectos construtivos e pelos modos de funcionamento do pensamento infantil - direitos que precisam ser garantidos nos serviços de saúde mental, respaldados numa adequada política social.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Chacon Valença, UNISUL - Tubarão - SC

Graduação em Psicologia pela UNICAP (1969) e doutorado em Psicologia Aplicada - U.P V, França (1980). Fez Pós-Doutorado no IP-CNR, Roma-Itália.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1988-01-01

Como Citar

Valença, V. L. C. (1988). A violência na escola: da palmatória à violência suave. Perspectiva, 5(10), 42–48. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos