A matemática na formação dos professores do ensino primário em Portugal, da reforma pombalina de 1772 até 1910
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p41Resumo
As escolas de formação de professores para os anos elementares desempenharam um papel central na formação do saber pedagógico em Portugal. Sendo assim, este artigo pretende contribuir para o conhecimento dos saberes matemáticos e do seu ensino desenvolvidos nestas escolas até 1910. Este estudo histórico documental baseou-se na legislação (leis, decretos, portarias, circulares e instruções enviadas às escolas). No texto, após uma breve caraterização da evolução das escolas normais, estuda-se a presença da matemática sucessivamente: nos exames de acesso à profissão para os candidatos sem o curso das escolas normais; nos exames de acesso às escolas normais; nas disciplinas destas escolas; e nos conteúdos das disciplinas agrupados consoante os tópicos matemáticos. Quanto aos conteúdos matemáticos, dois eixos se tornaram claros. Se por um lado eles foram tornando mais complexos (incluindo, por exemplo, a álgebra ou os logaritmos), por outro desde muito cedo a matemática estudada envolve temas próximos de aplicações profissionais (contabilidade, agrimensura) e que fazem parte da função formativa das escolas primárias portuguesas no período em análise. O estudo destes programas mostra a construção gradual de um conjunto de saberes matemáticos, que vão para além do que o futuro professor teria que ensinar, onde são também apresentadas algumas sugestões de caráter metodológico, em linha com o que seria de esperar da gradual construção de uma cultura de escola de formação de professores do ensino primário.
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