A constituição do sujeito contemporâneo do consumo: um desafio para a educação ambiental

Autores

  • Andresa Silva da Costa Mutz Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Bárbara Hees Garré Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFSUL)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p546

Resumo

O artigo identifica a constituição dos sujeitos contemporâneos do consumo como um importante desafio para a Educação Ambiental. Aponta para a emergência de uma expertise do consumo que se vale com muita eficiência das verdades estatísticas para ensinar que determinados comportamentos de consumo são aceitáveis; e outros, não. Fragmentos do documento intitulado Agenda 21, elaborado durante importante evento realizado nos anos de 1990 no Brasil, em que diversos líderes e instituições mundiais discutiram o destino do Planeta Terra, foram selecionados como material empírico da investigação. Procedeu-se a uma análise enunciativa inspirada no trabalho de Michel Foucault e seus leitores mais contemporâneos, como Rosa Fischer, Fabiana Amorim e Marisa Costa. Os resultados obtidos apontaram para o agenciamento dos sujeitos por meio do discurso do consumo consciente e consequente responsabilização dos consumidores pelo enunciado do risco ambiental, financeiro e social. O que faz dele muito mais um recurso de controle das condutas dos sujeitos, de modo a manter em funcionamento o sistema econômico em vigor, do que uma tomada de posição crítica ao modelo de consumo que tem causado prejuízos ao meio ambiente e à sociedade em geral.

 

Biografia do Autor

Andresa Silva da Costa Mutz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (UFRG). 

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Instituto de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental  e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande ( FURG).

Bárbara Hees Garré, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFSUL)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora do Departamento de Graduação e do Departamento de Pós-Graduação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFSUL).

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Mutz, A. S. da C., Henning, P. C., & Garré, B. H. (2017). A constituição do sujeito contemporâneo do consumo: um desafio para a educação ambiental. Perspectiva, 35(2), 546–559. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p546