A constituição do sujeito contemporâneo do consumo: um desafio para a educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p546Resumo
O artigo identifica a constituição dos sujeitos contemporâneos do consumo como um importante desafio para a Educação Ambiental. Aponta para a emergência de uma expertise do consumo que se vale com muita eficiência das verdades estatísticas para ensinar que determinados comportamentos de consumo são aceitáveis; e outros, não. Fragmentos do documento intitulado Agenda 21, elaborado durante importante evento realizado nos anos de 1990 no Brasil, em que diversos líderes e instituições mundiais discutiram o destino do Planeta Terra, foram selecionados como material empírico da investigação. Procedeu-se a uma análise enunciativa inspirada no trabalho de Michel Foucault e seus leitores mais contemporâneos, como Rosa Fischer, Fabiana Amorim e Marisa Costa. Os resultados obtidos apontaram para o agenciamento dos sujeitos por meio do discurso do consumo consciente e consequente responsabilização dos consumidores pelo enunciado do risco ambiental, financeiro e social. O que faz dele muito mais um recurso de controle das condutas dos sujeitos, de modo a manter em funcionamento o sistema econômico em vigor, do que uma tomada de posição crítica ao modelo de consumo que tem causado prejuízos ao meio ambiente e à sociedade em geral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.