Educando para natureza: bienais de arte e educação ambiental

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e70333

Schlagworte:

Educação Ambiental, Arte, Natureza

Abstract

A pesquisa propõe o desenho de um território no qual educação, educação ambiental e arte estejam presentes. A intenção é seguir os rastros deixados por Michel Foucault, desarrumando as linhas que mantém separadas natureza e cultura. Para tanto foram analisados materiais provenientes de exposições artísticas que apresentam questões caras à educação ambiental, que transbordam ditos e visibilidades sobre o meio ambiente, sobre outras formas de habitar o planeta e de lidar com as incertezas ligadas as crises ambientais. Propostas curatoriais, obras, catálogos e materiais educativos lançados em razão da 9ª edição da Bienal do Mercosul/Porto Alegre, realizada em 2013 e da 32ª Bienal de São Paulo de 2016, foram pensados como elementos que fazem parte de processos de produção de subjetividades e que aparecem carregados de enunciações e de visibilidades sobre a natureza e sobre as formas como aprendemos a ver e a agir diante dos atuais dilemas ambientais. Interessa pensar de que forma exposições de arte contemporânea que discutem questões que atravessam a educação ambiental vem educando para natureza.

Autor/innen-Biografien

Caroline Leal Bonilha, Universidade Federal do Rio Grande, FURG

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Professora da área de Arte e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, RS, Brasil.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-doutora em Filosofia; doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Rio Grande, FURG, RS, Brasil. Pesquisadora do Instituto de Educação e dos programas de pós-graduação em Educação Ambiental e Educação em Ciências da FURG. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF).

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Veröffentlicht

2022-09-02

Zitationsvorschlag

Bonilha, C. L., & Henning, P. C. (2022). Educando para natureza: bienais de arte e educação ambiental. Perspectiva, 40(2). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e70333