Educando para natureza: bienais de arte e educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e70333

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Arte, Natureza

Resumo

A pesquisa propõe o desenho de um território no qual educação, educação ambiental e arte estejam presentes. A intenção é seguir os rastros deixados por Michel Foucault, desarrumando as linhas que mantém separadas natureza e cultura. Para tanto foram analisados materiais provenientes de exposições artísticas que apresentam questões caras à educação ambiental, que transbordam ditos e visibilidades sobre o meio ambiente, sobre outras formas de habitar o planeta e de lidar com as incertezas ligadas as crises ambientais. Propostas curatoriais, obras, catálogos e materiais educativos lançados em razão da 9ª edição da Bienal do Mercosul/Porto Alegre, realizada em 2013 e da 32ª Bienal de São Paulo de 2016, foram pensados como elementos que fazem parte de processos de produção de subjetividades e que aparecem carregados de enunciações e de visibilidades sobre a natureza e sobre as formas como aprendemos a ver e a agir diante dos atuais dilemas ambientais. Interessa pensar de que forma exposições de arte contemporânea que discutem questões que atravessam a educação ambiental vem educando para natureza.

Biografia do Autor

Caroline Leal Bonilha, Universidade Federal do Rio Grande, FURG

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Professora da área de Arte e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, RS, Brasil.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-doutora em Filosofia; doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Rio Grande, FURG, RS, Brasil. Pesquisadora do Instituto de Educação e dos programas de pós-graduação em Educação Ambiental e Educação em Ciências da FURG. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF).

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Publicado

2022-09-02

Como Citar

Bonilha, C. L., & Henning, P. C. (2022). Educando para natureza: bienais de arte e educação ambiental. Perspectiva, 40(2). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e70333