Tipos e sentidos de motivação para a escolha do curso de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p741

Resumo

O trabalho analisa, mediante representações sociais de estudantes de uma universidade pública do Estado da Bahia, os tipos e sentidos da motivação para a escolha do curso de licenciatura. Contribuições de Arruda, Bezara e Cerdeiriña, Dubar, Martins, Moscovici, dentre outras, deram a principal sustentação teórica para a interpretação dos dados. Baseada na perspectiva qualitativa de pesquisa, a investigação envolveu 77 estudantes de 4 cursos, quais sejam: Licenciatura em Geografia, Letras, Música e Química. Foi-lhes aplicado um questionário, indagando-lhes quais motivações impulsionaram a seleção do curso e a importância atribuída por eles à profissão escolhida. Conclui-se que há dois tipos de motivação: uma intrínseca, oriunda da vontade, do desejo, do gosto, sem influência de fatores externos como recompensas, pressões e ameaças; e outra, marcada por influências externas, por pressões e recompensas a respeito de como conseguir uma colocação no mercado de trabalho. O estudo evidencia que a profissão docente é valorizada como a principal, sob a justificativa de ser a docência a base de formação de todas as outras profissões.

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professor Assistente do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade do Estado da Bahia - Doutorando em Educação pelo Prpgrama de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC - UNEB. Membro dos grupois de pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pedagogia Universitária - NEPPU.

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutorado em Educação pela Université de Sherbrooke, Canadá (2004) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Atualmente é Professora Plena da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU). É pesquisadora da área de educação, com ênfase em pedagogia universitária, representações sociais, formação de professores, identidade docente, afetividade, prática docente do professor do ensino superior e profissionalização docente.

Hélia Lucila Malta, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Farmácia da UFMG (2006). Profissional com experiência em Indústrias de Alimentos e Formação Profissional Rural pelo SENAR MG, atualmente é professora da Universidade Estadual de Feira de Santana, responsável pelas disciplinas Higiene na Indústria de Alimentos, Tecnologia de Leites e Derivados, Introdução à Tecnologia de Alimentos.

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Publicado

2018-07-30

Como Citar

Silva, F. O. da, Ribeiro, M. L., & Malta, H. L. (2018). Tipos e sentidos de motivação para a escolha do curso de licenciatura. Perspectiva, 36(2), 741–760. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p741