Tipos e sentidos de motivação para a escolha do curso de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p741

Resumo

O trabalho analisa, mediante representações sociais de estudantes de uma universidade pública do Estado da Bahia, os tipos e sentidos da motivação para a escolha do curso de licenciatura. Contribuições de Arruda, Bezara e Cerdeiriña, Dubar, Martins, Moscovici, dentre outras, deram a principal sustentação teórica para a interpretação dos dados. Baseada na perspectiva qualitativa de pesquisa, a investigação envolveu 77 estudantes de 4 cursos, quais sejam: Licenciatura em Geografia, Letras, Música e Química. Foi-lhes aplicado um questionário, indagando-lhes quais motivações impulsionaram a seleção do curso e a importância atribuída por eles à profissão escolhida. Conclui-se que há dois tipos de motivação: uma intrínseca, oriunda da vontade, do desejo, do gosto, sem influência de fatores externos como recompensas, pressões e ameaças; e outra, marcada por influências externas, por pressões e recompensas a respeito de como conseguir uma colocação no mercado de trabalho. O estudo evidencia que a profissão docente é valorizada como a principal, sob a justificativa de ser a docência a base de formação de todas as outras profissões.

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade do Estado da Bahia, UNEB

Professor Assistente do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade do Estado da Bahia - Doutorando em Educação pelo Prpgrama de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC - UNEB. Membro dos grupois de pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pedagogia Universitária - NEPPU.

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS

Doutorado em Educação pela Université de Sherbrooke, Canadá (2004) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Atualmente é Professora Plena da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU). É pesquisadora da área de educação, com ênfase em pedagogia universitária, representações sociais, formação de professores, identidade docente, afetividade, prática docente do professor do ensino superior e profissionalização docente.

Hélia Lucila Malta, Universidade Estadual de Feira de Santana, UFFS

Mestre em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Farmácia da UFMG (2006). Profissional com experiência em Indústrias de Alimentos e Formação Profissional Rural pelo SENAR MG, atualmente é professora da Universidade Estadual de Feira de Santana, responsável pelas disciplinas Higiene na Indústria de Alimentos, Tecnologia de Leites e Derivados, Introdução à Tecnologia de Alimentos.

Downloads

Publicado

2018-07-30

Como Citar

Silva, F. O. da, Ribeiro, M. L., & Malta, H. L. (2018). Tipos e sentidos de motivação para a escolha do curso de licenciatura. Perspectiva, 36(2), 741–760. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p741