(Des)articulações entre o campo teórico-investigativo da Pedagogia e a práxis profissional: significações de professores-formadores de cursos de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e101018Palavras-chave:
Pedagogia, Epistemologia da Pedagogia, Práxis pedagógicaResumo
O artigo apresenta resultados finais de pesquisa de doutorado, de cunho qualitativo, com o objetivo de analisar e discutir as significações construídas por professores-formadores de cursos de licenciatura em Pedagogia do estado da Bahia sobre o estatuto epistemológico da Pedagogia como campo de conhecimento e suas (des)articulações com a formação profissional de professores e pedagogos. Com efeito, a seguinte questão balizou a investigação: “quais as significações construídas por professores-formadores de cursos de Pedagogia do estado da Bahia sobre as relações entre o campo teórico-investigativo da Pedagogia e a práxis profissional desenvolvida no interior dos cursos de Pedagogia formatados pela Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) nº 01/2006?”. Teoricamente, fundamenta-se na defesa da Pedagogia como Ciência da Educação, de abordagem crítico-dialética, a partir da compreensão desenvolvida por Libâneo (2021), Franco (2008), Pimenta (2006) e Saviani (2012). Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro professores-formadores, atuantes em quatro distintos cursos de licenciatura em Pedagogia de universidades públicas do estado da Bahia, cujo tratamento se baseou nas orientações teórico-metodológicas dos núcleos de significação (Aguiar; Ozella, 2013). Os depoimentos dos participantes convergem em apontar a invisibilidade da Pedagogia como Ciência no interior das propostas curriculares dos cursos de Pedagogia e a centralidade da formação na docência, embora esta aconteça de forma deficitária, pela multiplicidade de habilitações profissionais previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Pedagogia no Brasil (DCNP, 2006). Sinaliza-se a urgência de retomada do debate sobre novas DCNP, as quais devem ser construídas à luz dos fundamentos epistemológicos da área.
Referências
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de; OZELLA, Sérgio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Y7jvCHjksZMXBrNJkqq4zjP. Acesso em: 10 ago. 2022.
BRASIL. Ministério de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Resolução CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 7 set. de 2024.
COMENIUS, Johannis Amos. Didáctica Magna. Tradução de Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
FRANCO, Maria Amélia do Santoro. Didática e Pedagogia: da teoria de ensino à teoria da formação. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (org.). Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. A Pedagogia como ciência da educação: entre práxis e epistemologia. 2001. 257 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. USP. 2001.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2008.
FRANCO, M. A. do R. S.; MOREIRA, J. da S. Possibilidades emancipatórias e insurgentes da Pedagogia Crítica: dialogando com Maria Amélia Santoro Franco. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21121.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21121. Acesso em: 4 maio 2024.
GATTI, Bernadete A. Professores do Brasil: novos cenários de formação / Bernardete Angelina Gatti, Elba Siqueira de Sá Barretto, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André e Patrícia Cristina Albieri de Almeida. – Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf. Acesso em: 2 set. 2023.
HERBART, Johann. Friedrich. Pädagogische schriften. Zweiter Band: Allgemeine Pädagogik, aus dem Zweck der Erziehung abgeleitet (1806). Herausgegeben von Walter Asmus. Düsseldorf/München: Verlag Helmut Küpper Vormals Georg Bondi, 1965.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia como ciência da educação: objeto e campo investigativo. In: Pedagogia: teoria, formação, profissão. PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, Leonardo Rolim Lima (org.) 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: para quê? 12. ed. São Paulo, Cortez Editora, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Que destino os educadores darão à pedagogia. In: PIMENTA, Selma Garrido. (coord.). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.
MASCARENHAS, A. D. N..; MOREIRA, J. da S. Apresentação de dossiê: o campo teórico da Pedagogia e seus desdobramentos na formação de pedagogos(as). Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–8, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.22071.053. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22071. Acesso em: 4 maio 2024.
MOREIRA, Jefferson da Silva. Pedagogia como ciência da educação no Brasil: (des)articulações entre epistemologia e práxis. Orientador: Umberto de Andrade Pinto. 2023. 336 p. Tese (Doutorado em Educação) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos - São Paulo, 2023.
MOREIRA, Jefferson. da S.; PIMENTA, Selma. G. Pedagogia e pedagogos entre insistências e resistências: entrevista realizada com a Prof.ª Dr.ª Selma Garrido Pimenta. REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 925–948, 2021. DOI: 10.58422/repesq.2021.e1180. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1180. Acesso em: 4 maio 2024.
MOREIRA, J. da S.; PINTO, U. de A.; SILVA, R. M. O. da. Pedagogia e pedagogos no contexto brasileiro: inflexões sobre dilemas persistentes. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1-22, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21392.020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21392. Acesso em: 4 maio 2024.
PIMENTA, Selma Garrido et. al. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 1, p.15-30, jan./mar. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/xXzHWK8BkwCvTQSy9tc6MKb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 abr. 2022.
PIMENTA, Selma Garrido. Panorama atual da Didática no quadro das Ciências da Educação: Educação, Pedagogia e Didática. In: Pedagogia, ciência da educação? PIMENTA, Selma Garrido (org.). 5. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido. Panorama atual da Didática no quadro das Ciências da Educação: Educação, Pedagogia e Didática. In: Pedagogia, ciência da educação? PIMENTA, Selma Garrido (org.). 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1996.
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. 2. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2012.
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; PIMENTA, Selma Garrido. Introdução à Pedagogia na formação inicial de pedagogas/os: uma proposta de componente curricular. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 3, 29 Dez 2022. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19462. Acesso em: 1 maio 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jefferson da Silva Moreira, Fabrício Oliveira da Silva , Aline Daiane Nunes Mascarenhas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
