(Des)articulações entre o campo teórico-investigativo da Pedagogia e a práxis profissional: significações de professores-formadores de cursos de Pedagogia

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e101018

Schlagworte:

Pedagogia, Epistemologia da Pedagogia, Práxis pedagógica

Abstract

O artigo apresenta resultados finais de pesquisa de doutorado, de cunho qualitativo, com o objetivo de analisar e discutir as significações construídas por professores-formadores de cursos de licenciatura em Pedagogia do estado da Bahia sobre o estatuto epistemológico da Pedagogia como campo de conhecimento e suas (des)articulações com a formação profissional de professores e pedagogos. Com efeito, a seguinte questão balizou a investigação: “quais as significações construídas por professores-formadores de cursos de Pedagogia do estado da Bahia sobre as relações entre o campo teórico-investigativo da Pedagogia e a práxis profissional desenvolvida no interior dos cursos de Pedagogia formatados pela Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) nº 01/2006?”. Teoricamente, fundamenta-se na defesa da Pedagogia como Ciência da Educação, de abordagem crítico-dialética, a partir da compreensão desenvolvida por Libâneo (2021), Franco (2008), Pimenta (2006) e Saviani (2012). Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro professores-formadores, atuantes em quatro distintos cursos de licenciatura em Pedagogia de universidades públicas do estado da Bahia, cujo tratamento se baseou nas orientações teórico-metodológicas dos núcleos de significação (Aguiar; Ozella, 2013). Os depoimentos dos participantes convergem em apontar a invisibilidade da Pedagogia como Ciência no interior das propostas curriculares dos cursos de Pedagogia e a centralidade da formação na docência, embora esta aconteça de forma deficitária, pela multiplicidade de habilitações profissionais previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Pedagogia no Brasil (DCNP, 2006). Sinaliza-se a urgência de retomada do debate sobre novas DCNP, as quais devem ser construídas à luz dos fundamentos epistemológicos da área.

Autor/innen-Biografien

Jefferson da Silva Moreira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre e Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, BA, Brasil. Professor da área de Política de Gestão Educacional do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, BA, Brasil. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Profissão docente: formação, saberes e práticas - (GEPPESP/UnB), na linha de pesquisa Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Interesse de estudos e pesquisas nas seguintes temáticas: Pedagogia Universitária, Didática, Formação e atuação profissional de Professores e Pedagogos, Aprendizagem Profissional da Docência, Professores Iniciantes e Pedagogia - tanto em relação ao curso quanto ao seu campo epistemológico. Possui experiência profissional na área de educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica na Educação Básica e Docência no Ensino Superior em cursos de graduação e pós-graduação latu sensu. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE) e da Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia (RePPed). 

Fabrício Oliveira da Silva , Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutor e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil, (2017). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil, (2003). Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Competências no setor público pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - (2009). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1998). Especialista em Filosofia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2022). Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997). É Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, BA, Brasil, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, BA, Brasil. Diretor do Departamento de Educação - DEDU/UEFS. Líder e Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica DIVERSO. Líder e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Aline Daiane Nunes Mascarenhas, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, BA, Brasil, 2006, Mestrado em educação pela Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil, (2011), Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil, (2015) e Pós Doutorado (andamento) pela Universidade Federal de Goiás sob a supervisão da Professora Miriam Fábia Alves. Atualmente é docente Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, UNEB e professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos /UFPE. Atua principalmente nos seguintes temas: Didática e formação de professores; Teoria da Pedagogia, Educação em Direitos Humanos e Militarização das Escolas Públicas. Vice- Coordenadora do Grupo de Pesquisa Interlocuções entre Educação em Direitos Humanos, Currículo e Formação de Professores, cadastrado no CNPQ. Associada a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação no GT 04/ Didática. Membro da Associação Didática e Prática de Ensino /ANDIPE. Associada a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos/ ReBEDH. Membro da Comissão de Políticas Educacionais em Direitos Humanos SECADI/MEC. Membro do Conselho Editorial da Revista Plurais da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Parecerista da Revista Perspectiva e da Olhar de Professor e da Revista Educere et Educare 

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2025-02-17

Zitationsvorschlag

Moreira, J. da S., Silva , F. O. da, & Mascarenhas, A. D. N. (2025). (Des)articulações entre o campo teórico-investigativo da Pedagogia e a práxis profissional: significações de professores-formadores de cursos de Pedagogia. Perspectiva, 43(2), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e101018

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