A educação ambiental e sua produção científica: um olhar para as diferenças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p978

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar e discutir os achados de um mapeamento do campo de saber da Educação Ambiental. Para tanto, nos debruçamos sobre os seus aspectos filosóficos, epistemológicos, éticos e políticos a partir da identificação de produções científicas disponíveis em cinco portais de busca acadêmica. Realizamos a seguir uma análise documental, com o uso de duas ferramentas presentes nas obras de Michel Foucault: formações discursivas e verdade. A partir disto, percebemos a recorrência, em maior número, da teorização crítica. Dos 96 trabalhos encontrados, 70 anunciam a utilização do aporte teórico crítico. Portanto, entendemos que os jogos de diferença, entre as teorizações recorrentes no campo, produzem modos específicos de explicar, compreender e fabricar o saber da Educação Ambiental.

Biografia do Autor

Lorena Santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Mestre em Educação Ambiental pela Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós-doutorado em Filosofia pela Universidad de Murcia/Espanha. Professora associada I na Universidade Federal do Rio Grande. Bolsista do programa Estágio Sênior da Capes. Bolsista Produtividade 2 do CNPq.

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Publicado

2018-10-23

Como Citar

Santos da Silva, L., & Corrêa Henning, P. (2018). A educação ambiental e sua produção científica: um olhar para as diferenças. Perspectiva, 36(3), 978–991. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p978

Edição

Seção

Artigos