A formação inicial de professores de Geografia no Brasil e em Portugal: aspectos da constituição da identidade profissional docente

Maria Anezilany Gomes do Nascimento, Sérgio Claudino Loureiro Nunes

Resumo


O trabalho visa tratar da formação inicial de professores de Geografia no Brasil e em Portugal, considerando: as diretrizes curriculares e os Decretos-Lei que, nos dois países, regulamentam e orientam essa formação, pautados pelas orientações internacionais que influenciam sobremaneira a normatização dos currículos; um olhar para a articulação entre os campos territoriais e educativos da formação, nomeadamente a escola e a universidade, sobretudo no âmbito dos projetos institucionais que orientam a formação. Tendo como referências curriculares quatro licenciaturas em Geografia do estado do Ceará, Brasil, e duas de Lisboa, Portugal, o estudo utiliza como principais recursos metodológicos a análise de documentos legisladores e de reformulações curriculares que pautam a profissionalização para a docência, incluindo a concepção de projetos pedagógicos de licenciatura em Geografia, bem como de matrizes curriculares de formação inicial. Espera-se contribuir com a leitura de aspectos dessa formação que dizem respeito à constituição da identidade profissional docente pela via de uma efetiva aproximação teórico-prática nesse percurso. 


Palavras-chave


Formação docente; Identidade profissional; Universidade

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1241



Direitos autorais 2018 MARIA Anezilany Gomes do NASCIMENTO, SÉRGIO Claudino Loureiro Nunes

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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