A formação inicial de professores de Geografia no Brasil e em Portugal: aspectos da constituição da identidade profissional docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1241

Palavras-chave:

Formação docente, Identidade profissional, Universidade

Resumo

O trabalho visa tratar da formação inicial de professores de Geografia no Brasil e em Portugal, considerando: as diretrizes curriculares e os Decretos-Lei que, nos dois países, regulamentam e orientam essa formação, pautados pelas orientações internacionais que influenciam sobremaneira a normatização dos currículos; um olhar para a articulação entre os campos territoriais e educativos da formação, nomeadamente a escola e a universidade, sobretudo no âmbito dos projetos institucionais que orientam a formação. Tendo como referências curriculares quatro licenciaturas em Geografia do estado do Ceará, Brasil, e duas de Lisboa, Portugal, o estudo utiliza como principais recursos metodológicos a análise de documentos legisladores e de reformulações curriculares que pautam a profissionalização para a docência, incluindo a concepção de projetos pedagógicos de licenciatura em Geografia, bem como de matrizes curriculares de formação inicial. Espera-se contribuir com a leitura de aspectos dessa formação que dizem respeito à constituição da identidade profissional docente pela via de uma efetiva aproximação teórico-prática nesse percurso. 

Biografia do Autor

Maria Anezilany Gomes do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará/IGOT,ULisboa

Geógrafa, Mestre em Geografia, Professora Assistente do Curso de Licencitaura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará. Doutoranda no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/Universidade de Lisboa (CNPQ/DGE Exterior), investigadora no Centro de Estudos Geográficos (IGOT-UL)

Sérgio Claudino Loureiro Nunes, Professor Auxiliar do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa IGOT-UL e Investigador Principal do Centro de Estudos Geográficos/IGOT-UL

Geógrafo, Mestre em Geografia, Professor Auxiliar do  Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa IGOT-UL e Investigador Principal do Centro de Estudos Geográficos/IGOT-UL

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Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

Dossiê Educação Geográfica e suas Nuances nos Processos de Ensinar e Aprender