Sucesso escolar: representações sociais de universitários de baixa renda vinculados a cursos de alta seletividade
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e50046Resumo
O artigo identifica as representações sociais de sucesso escolar de estudantes provenientes de escolas públicas, matriculados em cursos de alta seletividade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa envolveu quatro estudantes vinculados aos cursos de Medicina, Engenharia Civil, Direito e Engenharia de Automação. Para a coleta de dados, utilizamos uma entrevista narrativa, por meio da qual obtivemos informações relativas à trajetória escolar dos investigados. Analisamos os dados utilizando a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam representações sociais de sucesso escolar construídas com base no mérito próprio, intermediadas pela escola pública. O sucesso escolar não se reduz a resultados, mas se articula ao contexto e/ou às condições que o propiciam.
Referências
BARBOSA, M.L. de O. Ensaio Bibliográfico As Profissões no Brasil e sua Sociologia. DADOS Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Vol. 46, n° 3, 2003, pp. 593 a 607.
BRASIL, Lei Nº 9.394/96 de 20 de dezembro 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
CARNEIRO, M. A. B.. A educação infantil, as políticas públicas e o Banco Mundial. PUC viva Revista, São Paulo, n.21, p. 67-79, 2004.
CARVALHO, A. M. J. Compreendendo o inusitado: o processo educativo de um aluno que conseguiu concluir o 1 ciclo do ensino fundamental obtendo sucesso escolar quando a previsão era de fracasso. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2006.
CHARLOT, B. Sucesso e fracasso escolar: visões e proposições. In:____. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
COSTA, C. M. O. Sucesso escolar de jovens egressos da escola pública: do ensino médio para o superior. Dissertação (Mestrado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2013.
CURY, C. R. J. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 245-262, jul. 2002.
JODELET, D. Representação sociais um domínio em expansão. (2001) In: ______ As representações sociais. Tradução: Lilian Ulup. Rio de Janeiro: EDUERJ. 2001. p. 17-44.
JOSSO, M. C. A transformação de si a partir das histórias de vida. Educação. 2007. Porto Alegre/RS, n 3, p. 413-438.
JOVCHELOVITCH, S. Representações Sociais: Para uma fenomenologia dos saberes sociais – Psicologia & Sociedade 10(1) jan./jun.1998. p.54-68.
LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
MARTINNI, M. L.; DEL PRETTE, Z. A. P. Atribuições de causalidade para o sucesso e o fracasso escolar dos seus alunos por professoras do ensino fundamental. Interação em Psicologia, v. 2, n. 6, p. 149-156, 2002.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar. 1978. 291p.
MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Trad. Pedrinho A. Guareschi. 7ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
NOGUEIRA, M. A. Favorecimento econômico e excelência escolar. Revista Brasileira de Educação. 2004. n 26, p 133 – 184
SAAVEDRA, L. Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação. Psicologia Reflexão e Crítica, v. 2, n. 17, p. 267-276, 2004.
SZYMANSKI, H. (Org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Líber Livro Editora, 2004.
TRAD, M, F. O sucesso escolar de alunos dos meios populares na década de 60, no Colégio Estadual de Minas Gerais: reconstruindo as suas trajetórias. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais. 2009.
TASSONI, E. C. M. As experiências de sucesso na aprendizagem e suas relações com a permanência na escola. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, 16(1): 57-64, jan./jun., 2011.
VIANA, M. J. B. Longevidade escolar em famílias de camadas populares: algumas condições de possibilidade. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais, 1998.
ZAGO, N. Quando os dados contrariam as previsões estatísticas: os casos de êxito escolar nas camadas socialmente desfavorecidas. Revista Paidéia, FFCLRP-USP, Rib. Preto, v. 10, n. 18, p. 70-80. jan/julho 2000.
ZAGO, N. Prolongamento da escolarização nos meios populares e as novas formas de desigualdades educacionais. In: Paixão, Lea P.; ZAGO, Nadir. (Org.). Sociologia da Educação. Pesquisa e realidade brasileira. 1ed. Petrópolis: Vozes, 2007, v. 01, p. 128-153
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.