A escolha de diretores de escolas e sua relação com o princípio da gestão democrática no ensino público em municípios paranaenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e51867

Resumo

A partir de pesquisa documental, tendo como foco a legislação e os documentos normativos, o presente texto analisa as formas de designação de diretores de escolas públicas em municípios paranaenses que já instituíram Sistemas próprios de Ensino, visando apontar como a democracia se faz presente nos processos de escolha. O referencial que sustenta as análises é o materialismo histórico e dialético, em especial o pensamento de Antonio Gramsci, que auxilia no entendimento a respeito da vivência da democracia como possibilidade de liberdade individual com compromisso coletivo. Conclui-se que o processo de escolha de diretores de escolas nos municípios investigados apresenta resquícios conservadores, mesmo quando aponta para a participação ampla da comunidade em um processo eletivo, e que a efetivação do princípio da gestão democrática é um dos meios para a formação de uma consciência coletiva que tenha a liberdade como fim. 

Biografia do Autor

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.   

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Publicado

2019-04-23

Como Citar

Flach, S. de F. (2019). A escolha de diretores de escolas e sua relação com o princípio da gestão democrática no ensino público em municípios paranaenses. Perspectiva, 37(1), 316–338. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e51867