Educação e democracia no Brasil: do avanço conservador às propostas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e85485

Palavras-chave:

Educação, “Escola sem Partido”, Reforma do Ensino Médio

Resumo

A partir do materialismo histórico e dialético, o presente artigo trata sobre a fragilidade do exercício democrático na atual conjuntura social, política e educacional brasileira. Para tanto, tendo como base bibliográfica debates acerca de democracia e de conservadorismo, e como base empírica duas propostas político-educacionais, tem como objetivo analisar as alterações para a oferta do Ensino Médio, materializadas na Lei nº 13.415/17 e algumas discussões a respeito do Projeto “Escola sem Partido” em trâmite em várias Casas Legislativas do país. Para fundamentar a análise, apresentamos os limites da democracia burguesa vivida sob os ditames da sociedade capitalista, e, indicamos possibilidades para a construção de uma hegemonia que tenha o compromisso com a superação das desigualdades econômicas, sociais e educacionais, com vistas à vivência de outro tipo de democracia. Em seguida, as duas propostas educacionais, a Reforma do Ensino Médio e o Projeto “Escola sem Partido” são apresentados de modo a demonstrar que, sob a tutela de interesses hegemônicos, tais propostas limitam a formação dos estudantes brasileiros. Por fim, indica que tanto a Lei nº 13.415/17 quanto o Projeto “Escola sem Partido” são antidemocráticos, visto que, ao penalizar a formação dos estudantes, também colocam em risco a educação pública brasileira e cerceiam a possibilidade de luta pela emancipação humana.

Biografia do Autor

Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Paraná, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Paraná, Brasil.

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Paraná, Brasil

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Paraná, Brasil.

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Publicado

2023-05-08

Como Citar

Boutin, A. C. B. D., & Flach, S. de F. (2023). Educação e democracia no Brasil: do avanço conservador às propostas educacionais. Perspectiva, 41(4). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e85485