A construção do Direito Social à educação no Brasil: jesuítas, soberanos, liberais, conservadores, políticos e intelectuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e52354

Resumo

Este artigo analisa a construção do Direito Social à educação no Brasil, situando no campo de discussão a presença de determinados grupos sociais – jesuítas, representantes da Coroa Portuguesa, soberanos, liberais, conservadores, políticos e intelectuais – na naturalização de discursos sobre o educar ao longo da história do país. Com base na perspectiva histórica como exercício de desnaturalização do presente, analisaram-se as Constituições Federais Brasileiras de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 2005, visando a compreender como se produziram discursos sobre o educar na esfera estatal. Esses discursos, por meio de práticas sociais diversas, serviram de justificativa para a criação de uma série de políticas e programas públicos, inserindo a prática do educar como importante estratégia do Estado brasileiro para desenvolvimento da nação e gestão da população.

Biografia do Autor

Daniel Dall'Igna Ecker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Psicólogo, Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS/2016). Doutorando em Psicologia Social e Institucional (bolsista CAPES) na UFRGS.Editor-Executivo na Revista Eletrônica Científica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) na área das Ciências Humanas, desde 2017.

Neuza Maria de Fátima Guareschi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorado em Educação - University of Wisconsin-Madison (1998). Pós-doutorado no Institute of Education na University College of London (2014). Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do grupo de pesquisa Estudos Culturais e Modos de Subjetivação e o Núcleo E-politcs.

Lutiane de Lara, Centro Universitário Metodista IPA - Porto Alegre/RS

Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2009 - Bolsa CNPq) e Doutorado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2015 - Bolsa CAPES).Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário do IPA.

Marciana Zambillo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisando sobre a rede Intervoice de Ouvidores de Vozes, é mestre (2015) pelo mesmo PPG.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

Ecker, D. D., Guareschi, N. M. de F., Lara, L. de, & Zambillo, M. (2019). A construção do Direito Social à educação no Brasil: jesuítas, soberanos, liberais, conservadores, políticos e intelectuais. Perspectiva, 37(3), 865–889. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e52354