Sinais de inovação na docência de advogados, engenheiros e médicos professores universitários

Autores

  • Gildo Volpato Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n2p717

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar sinais de práticas inovadoras na docência realizada por profissionais liberais médicos, advogados e engenheiros, professores universitários. A pesquisa, de tipo etnográfica, foi realizada em três universidades catarinenses e envolveu 393 alunos formandos e 14 professores. Foi utilizado questionário, entrevista com grupos focais e entrevista semi-estruturada. A pesquisa demonstrou que, embora ainda estejam presentes modalidades de reprodução e transmissão de conhecimentos, com valor exponencial aos conteúdos curriculares, os professores pesquisados protagonizam práticas inovadoras. Foram evidenciados “sinais de ruptura com as formas tradicionais de ensinar na universidade”, dentre os quais se destaca: ruptura com a simples transposição/transferência de conhecimento; ruptura com a postura hierárquica da relação professor/ aluno; ruptura com a concepção de conhecimento pronto/acabado; ruptura com a avaliação classificatória/verificatória e; ruptura com a sisudez/apatia na sala de aula.

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Publicado

2009-12-05

Como Citar

Volpato, G. (2009). Sinais de inovação na docência de advogados, engenheiros e médicos professores universitários. Perspectiva, 26(2), 717–738. https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n2p717