Terceiro Setor, teoria das organizações e qualidade na educação.
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p1011Resumo
Este artigo é parte de estudos realizados no doutorado em educação e tem por objetivo discutir a qualidade da educação apresentada nos materiais instrucionais de uma entidade do Terceiro Setor que tem influenciado políticas educacionais de diferentes esferas de governo desde finais da década de 1990 no Brasil. A ideia de qualidade veiculada nesses materiais é tomada de empréstimo das teorias das organizações empresariais, como a Gerência da Qualidade Total. Atualmente, tem se evidenciado que a polissemia de ideias envolvidas no termo qualidade da educação possibilita diversas interpretações e facilita os discursos ou slogans sobre a temática. Apesar da relevância desses discursos, os materiais analisados mostram que a defesa da qualidade tem se dado no plano discursivo ou em slogans, como um recurso de poder, sem uma definição clara e objetiva da qualidade que se defende para a educação brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.