A progressão do conhecimento histórico na educação básica: dilemas da transição entre os níveis fundamental e médio

Autores

  • Flávia Eloisa Caimi Universidade de Passo Fundo
  • Sandra Regina Ferreira de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p521

Resumo

O presente estudo parte do pressuposto de que a organização do trabalho escolar, neste caso, a que diz respeito ao ensino-aprendizagem do conhecimento histórico, implica realizar articulações qualificadas entre a epistemologia da ciência de referência e o desenvolvimento das capacidades e habilidades de pensamento dos alunos. Ao considerar que na tarefa de ensinar há que reconhecer tanto a aquisição de conteúdos quanto as capacidades de pensar/aprender, o esforço para garantir a progressão racional do ensino com vistas à complexificação da aprendizagem ganha especial relevância. Na investigação foram elencadas algumas especificidades relacionadas aos processos de ensino-aprendizagem da História no ensino fundamental e médio, tanto do ponto de vista da organização curricular dos conteúdos quanto das capacidades cognitivas do sujeito que aprende, considerando a progressão da complexidade dos conteúdos, conceitos, noções e metodologias. Após revisitar a literatura pertinente e alguns documentos curriculares, a análise ancora-se em duas coleções didáticas de História, uma de cada segmento, no intuito de identificar que decisões são tomadas na organização da proposta histórica e pedagógica e analisar como é entendida/efetivada a progressão do conhecimento histórico entre elas. Os resultados preliminares apontam que são escassas as referências à progressão do conhecimento histórico nos materiais analisados, o que se traduz na dificuldade de apontar o que se almeja como avanços qualitativos para a última etapa da educação básica. De tal forma, o pouco avanço constatado nos documentos quanto aos diferentes potenciais de aprendizagem entre os dois segmentos, não é explicitamente considerado para a composição do livro didático. 

Biografia do Autor

Flávia Eloisa Caimi, Universidade de Passo Fundo

Professora de Prática de Ensino e Estágios no Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado – da Universidade de Passo Fundo/RS, lotada na Faculdade de Educação. Graduada em História, mestre e doutora em Educação (UFRGS). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação – GESPE e coordenadora do projeto de pesquisa Historiografia, ensino e aprendizagem histórica. E-mail caimi@upf.br.

Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina/PR, lotada no Centro de Educação Comunicação e Artes. Graduada em História, mestre e doutora em Educação (Unicamp). É líder do Grupo de Pesquisa História e Ensino de História e coordenadora do projeto de pesquisa Histórias de Sucesso Pedagógico: outros olhares para o ensino e a aprendizagem da história na escola. E-mail sandra.oliveira@sercomtel.com.br.

Downloads

Publicado

2014-08-07

Como Citar

Caimi, F. E., & Oliveira, S. R. F. de. (2014). A progressão do conhecimento histórico na educação básica: dilemas da transição entre os níveis fundamental e médio. Perspectiva, 32(2), 521–553. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p521

Edição

Seção

Artigos de Dossiês Temáticos