Métodos para a leitura, métodos para o contar? Contribuição para a história da educação matemática nos anos iniciais escolares, 1890-1930

Autores

  • Wagner Rodrigues Valente Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p67

Resumo

O artigo aborda aspectos da história da leitura no Brasil e temas ligados à história da educação matemática nos primeiros anos escolares. Trata-se de estudo inicial que tem por objetivo problematizar as relações entre a leitura e a aritmética nos primeiros anos escolares no Brasil no período compreendido entre 1880 a 1930. Há vários estudos sobre a história do ensino da leitura e sobre as discussões metodológicas que envolveram esse ensino na escola brasileira. No entanto, praticamente, não há pesquisas que tomem a escola primária – a escola do ler, escrever e contar – como tema de investigação, considerando essas rubricas em conjunto. Assim, este artigo aborda comparativamente os debates sobre métodos de ensino, buscando responder à seguinte questão: Em que medida as discussões sobre métodos de alfabetização estão também colocadas para método de ensino de matemática nos primeiros anos escolares? Com o desenvolvimento do trabalho, revelam-se dois aspectos: um amplo que mostra que para além dos conteúdos próprios de cada matéria escolar, os ensinos do curso primário mostram-se integrados pela pedagogia de um tempo. Estudá-los em separado (a leitura, a aritmética etc.) é expediente analítico inexorável, que aponta necessariamente para a volta a uma síntese indicativa, seja das finalidades reais colocadas no cotidiano escolar para cada matéria, como daquelas finalidades de objetivo da escola primária, expressas nos documentos normativos da Educação num dado tempo. Há um resultado específico, que aponta para a integração dos debates sobre métodos tanto para a matemática presente nos primeiros anos, como para o ensino da leitura.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Prof. Adjunto Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador do GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (www.unifesp.br/centros/ghemat).

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Publicado

2016-06-21

Como Citar

Valente, W. R. (2016). Métodos para a leitura, métodos para o contar? Contribuição para a história da educação matemática nos anos iniciais escolares, 1890-1930. Perspectiva, 34(1), 67–84. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p67