Métodos para a leitura, métodos para o contar? Contribuição para a história da educação matemática nos anos iniciais escolares, 1890-1930
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p67Abstract
O artigo aborda aspectos da história da leitura no Brasil e temas ligados à história da educação matemática nos primeiros anos escolares. Trata-se de estudo inicial que tem por objetivo problematizar as relações entre a leitura e a aritmética nos primeiros anos escolares no Brasil no período compreendido entre 1880 a 1930. Há vários estudos sobre a história do ensino da leitura e sobre as discussões metodológicas que envolveram esse ensino na escola brasileira. No entanto, praticamente, não há pesquisas que tomem a escola primária – a escola do ler, escrever e contar – como tema de investigação, considerando essas rubricas em conjunto. Assim, este artigo aborda comparativamente os debates sobre métodos de ensino, buscando responder à seguinte questão: Em que medida as discussões sobre métodos de alfabetização estão também colocadas para método de ensino de matemática nos primeiros anos escolares? Com o desenvolvimento do trabalho, revelam-se dois aspectos: um amplo que mostra que para além dos conteúdos próprios de cada matéria escolar, os ensinos do curso primário mostram-se integrados pela pedagogia de um tempo. Estudá-los em separado (a leitura, a aritmética etc.) é expediente analítico inexorável, que aponta necessariamente para a volta a uma síntese indicativa, seja das finalidades reais colocadas no cotidiano escolar para cada matéria, como daquelas finalidades de objetivo da escola primária, expressas nos documentos normativos da Educação num dado tempo. Há um resultado específico, que aponta para a integração dos debates sobre métodos tanto para a matemática presente nos primeiros anos, como para o ensino da leitura.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.