O currículo de matemática sob a perspectiva dos experts: cenas da elaboração da proposta curricular para o ensino de matemática 1º. grau (São Paulo, década de 1980)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84012Palavras-chave:
Currículo, Experts, Educação Matemática, HistóriaResumo
Os estudos sobre o currículo, em particular, aqueles sobre o currículo de matemática, têm sido pautados por análises que não incluem investigações diretamente ligadas aos processos e dinâmicas envolvidos na sistematização de saberes para o ensino e para a formação de professores. Para tal, há que investigar a documentação curricular por meio de estudos históricos, enfrentando o desafio que o historiador Jacques Le Goff (1996) denominou a passagem da análise de monumentos a documentos. Este artigo analisa alguns aspectos do processo de elaboração de novos saberes para a formação de professores e para o ensino de matemática consolidados na Proposta Curricular do estado de São Paulo na década de 1980. Momento decisivo de retomada da democracia, com a eleição direta de novos governadores, o período envolve iniciativas das políticas estaduais em elaborar documentação educacional que pudesse afastar-se de tempos de ditadura militar. O estudo reúne material empírico vindo dos experts que elaboraram a Proposta. Conclui-se por evidenciar novos processos que passaram a incluir professores e suas experiências de práticas pedagógicas, reagindo à organização da matemática organizada para o ensino sistematizada pelos experts.
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