Programa Solução Educacional: uma formação para a resiliência em tempos de agudas contradições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e63255

Resumo

Este artigo analisa o programa Solução Educacional para o Ensino Médio (SEEM), fruto da parceria entre o Instituto Ayrton Senna (IAS) e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). O objetivo é compreender a essência da proposta educacional, para além do que se manifesta na imediaticidade, que enfatiza a introdução de competências socioemocionais no currículo e se apresenta como uma tecnologia social de caráter técnico e sem mediações ideológicas. Para obter tal propósito, a metodologia de trabalho consistiu no estudo de caso sobre o SEEM, a partir do levantamento de informações dos sites oficiais dos parceiros que elaboraram e executaram o programa (IAS e SEEDUC/RJ), acrescida de revisão bibliográfica que versa sobre teoria de Estado moderno e fundamentos educacionais. Concluímos que o SEEM se constitui num projeto de formação escolar classista no contexto neoliberal, mas que não se materializa de forma automática, pois é atravessado por contradições e precárias condições infraestruturais da rede.

Biografia do Autor

David Chaves, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Vânia Cardoso da Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Doutora em Serviço Social pela ESS/UFRJ

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Coordenadora do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX) - FE/ UFRJ

Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pelo PPGE/UFRJ

Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX) - FE/ UFRJ

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Chaves, D., Motta, V. C. da, & Gawryszewski, B. (2020). Programa Solução Educacional: uma formação para a resiliência em tempos de agudas contradições. Perspectiva, 38(3), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e63255