Fundamentalismo religioso & educação: um enredo potencial à formação literária como direitos humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e65859

Resumo

A pesquisa em que este trabalho baseia-se teve como objetivo contribuir com o conhecimento e com o diagnóstico das formas de violências, incluindo a violência/abuso sexual em contextos de “fundamentalismos religiosos”, em uma perspectiva cultural, histórica e sociológica. Como ponto de partida, buscaram-se histórias de vida de mulheres que sofreram na infância/adolescência algum tipo de violência em tais circunstâncias.  A partir dessas narrativas, buscou-se fazer o levantamento de estudos em torno das questões referentes à infância, aosfundamentalismos religiosos” e à temática da violência nesses contextos, para aprofundar as discussões teóricas sobre a temática, tendo sempre em vista possibilidades de debates sobre o papel que nela tem a Educação. A metodologia pauta-se na definição de uma coleta de base, representada pelas histórias de vida por meio de um blog, que foi aberto especificamente como instrumento digital para a criação, recolha e divulgação das histórias no contexto da referida pesquisa. Foi utilizado ainda um microblog (Twitter) como dispositivo de divulgação e participação, fomentando, assim, a discussão sobre a temática dos “fundamentalismos religiosos”. Dentre os resultados obtidos, concluiu-se que a Educação e o “Fundamentalismo Cristão” encontram-se naquilo que denominamos na pesquisa, “pedagogia do medo.” Nesse sentido, para pensar sobre o papel da Educação no contexto da temática pesquisada, este artigo traz a formação do leitor literário como educação fundamental, uma vez que formar leitores de literatura é contribuir para a compreensão de um importante tipo de conhecimento humano, ou seja, é relacionar essa formação aos direitos humanos (CÂNDIDO, 2004).

Biografia do Autor

Roselete Fagundes de Aviz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora efetiva na UFSC, departamento de Metodologia de Ensino, Anos Iniciais da Educação Básica. Adjunto A

Pós-Doutorado em Educação- linha: Educação e Comunicação (2019)

Dra. em Educação  pela UFSC (2013), licenciada em Letras Português pela UNIVILLE(1997) ; Membro do Núcleo de Estudos: Infância, Cultura e Arte (NICA)

Referências

ANDERSEN, Hans Christian. Histórias Maravilhosas de Andersen. São Paulo: Cia das Letrinhas, 1999.

ANGELOU, Maya. Eu sei porque o pássaro canta na gaiola. Tradução de Regiane Winarski. Bauru, SP: Astral Cultural, 2018.

ARENDT, Hanna. Origens do totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo, Companhia de bolso, 2013.

ARMSTRONG, Karen. Em nome de Deus: o fundamentalismo no Judaísmo, no Cristianismo e no Islamismo. São Paulo: Cia das Letras, 2009.

BAKHTIN, Mikhail M. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec: Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1999.

CÂNDIDO, Antônio. O Direito à Literatura e Outros Ensaios. Coimbra: Angelus Novus, 2004.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. Trad. Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

DUSSEL, I.; CARUSO, M. A Invenção da Sala de Aula. Uma Genealogia das Formas de Ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.

FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e Prática da Libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Editora Moraes, 1980.

HELD, Jacqueline. O Imaginário no Poder: as crianças e a literatura Fantástica. Tradução de Carlos Rizzi. São Paulo: Summus, 1988.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Cosac Naify: 2010.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. 4ª ed., tradução de Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

MÈLICH, Joan-Carles. A palavra múltipla: por uma educação poética. In: LARROSA, Jorge & SKLIAR, Carlos (org.) Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p.269-280.

NAFISI, Azar. Lendo Lolita em Teerã: uma memória nos livros. Tradução de Tuca Magalhães São Paulo: A Girafa, 2009.

NEVES, Sofia. Investigação feminista qualitativa e histórias de vida: a libertação das vozes pelas narrativas biográficas. In: MAGALHÃES, Maria José et al (org.). Pelo fio se vai à meada: Percursos de investigação através de histórias de vida. Lisboa: Ela por ela, 2012.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 4ª. Ed. São Paulo: Cortez, 1997.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009.

SKLIAR, Carlos Bernardo. Do cuidado com o outro á mudança educativa: uma larva? Uma borboleta? Ambas? Ou nenhuma dessas? (sobre a borboleta). Revista Aleph, no. 28, ano 2017. Disponível em: http://revistaleph.uffbr/index.php/REVISTALEPH/art/printerFriend. Acesso em: 18 de junho de 2019.

SKLIAR, Carlos Bernardo; DUSCHATZKY, Sílvia. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (Org.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas na diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SOUSA, Ana Maria Borges de. Infância e Violências: o que a escola tem a ver com isso? Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2014.

VILELA, Eugénia. Corpos inabitáveis: errância, Filosofia e memória. In: Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

WADI, Shahd. O ser das mulheres palestinas: histórias de vida entre cusquices e rabiscos. In: MAGALHÃES, Maria José et al. Pelo fio se vai à meada: percursos de investigação através de histórias de vida. Lisboa: Ela por ela, 2012.

WALKER. Alice. A cor púrpura. Trad. Betúlia Machado. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016.

WINELL, Marlene. Leaving the Fold: a guide for former fundamentalists and others leaving their religion. Berkely, CA: New Harbinger Publications, 2007.

Downloads

Publicado

2021-11-08

Como Citar

Aviz, R. F. de. (2021). Fundamentalismo religioso & educação: um enredo potencial à formação literária como direitos humanos. Perspectiva, 39(3), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e65859