Fundamentalismo religioso & educação: um enredo potencial à formação literária como direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e65859Resumo
A pesquisa em que este trabalho baseia-se teve como objetivo contribuir com o conhecimento e com o diagnóstico das formas de violências, incluindo a violência/abuso sexual em contextos de “fundamentalismos religiosos”, em uma perspectiva cultural, histórica e sociológica. Como ponto de partida, buscaram-se histórias de vida de mulheres que sofreram na infância/adolescência algum tipo de violência em tais circunstâncias. A partir dessas narrativas, buscou-se fazer o levantamento de estudos em torno das questões referentes à infância, aos “fundamentalismos religiosos” e à temática da violência nesses contextos, para aprofundar as discussões teóricas sobre a temática, tendo sempre em vista possibilidades de debates sobre o papel que nela tem a Educação. A metodologia pauta-se na definição de uma coleta de base, representada pelas histórias de vida por meio de um blog, que foi aberto especificamente como instrumento digital para a criação, recolha e divulgação das histórias no contexto da referida pesquisa. Foi utilizado ainda um microblog (Twitter) como dispositivo de divulgação e participação, fomentando, assim, a discussão sobre a temática dos “fundamentalismos religiosos”. Dentre os resultados obtidos, concluiu-se que a Educação e o “Fundamentalismo Cristão” encontram-se naquilo que denominamos na pesquisa, “pedagogia do medo.” Nesse sentido, para pensar sobre o papel da Educação no contexto da temática pesquisada, este artigo traz a formação do leitor literário como educação fundamental, uma vez que formar leitores de literatura é contribuir para a compreensão de um importante tipo de conhecimento humano, ou seja, é relacionar essa formação aos direitos humanos (CÂNDIDO, 2004).
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