Formação de professores da Educação de Jovens e Adultos no âmbito das mídias digitais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e67492Resumo
Este artigo tem como finalidade discutir as mídias digitais na formação docente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo geral foi analisar a interação entre o uso das tecnologias da informação e comunicação nos momentos de formação continuada dos professores, a partir dos saberes constituídos na formação inicial e no planejamento do ensino da língua materna na EJA. As bases teóricas em que a pesquisa se ancora tem: Arroyo (2005), Coscarelli (2016), Dantas (2012) e Freire (2013) como principais respaldos. A opção pela pesquisa-ação e a realização de oficinas com os onze profissionais da EJA, constituiu a análise das informações coletadas, levando-nos à afirmação de que o letramento digital, apesar do desafio formativo, se constitui como uma das interfaces pedagógica de construção de saberes para a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da língua materna na EJA.Este artigo tem como finalidade discutir as mídias digitais na formação docente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo geral foi analisar a interação entre o uso das tecnologias da informação e comunicação nos momentos de formação continuada dos professores, a partir dos saberes constituídos na formação inicial e no planejamento do ensino da língua materna na EJA. As bases teóricas em que a pesquisa se ancora tem: Arroyo (2005), Coscarelli (2016), Dantas (2012) e Freire (2013) como principais respaldos. A opção pela pesquisa-ação e a realização de oficinas com os onze profissionais da EJA, constituiu a análise das informações coletadas, levando-nos à afirmação de que o letramento digital, apesar do desafio formativo, se constitui como uma das interfaces pedagógica de construção de saberes para a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da língua materna na EJA.Este artigo tem como finalidade discutir as mídias digitais na formação docente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo geral foi analisar a interação entre o uso das tecnologias da informação e comunicação nos momentos de formação continuada dos professores, a partir dos saberes constituídos na formação inicial e no planejamento do ensino da língua materna na EJA. As bases teóricas em que a pesquisa se ancora tem: Arroyo (2005), Coscarelli (2016), Dantas (2012) e Freire (2013) como principais respaldos. A opção pela pesquisa-ação e a realização de oficinas com os onze profissionais da EJA, constituiu a análise das informações coletadas, levando-nos à afirmação de que o letramento digital, apesar do desafio formativo, se constitui como uma das interfaces pedagógica de construção de saberes para a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da língua materna na EJA.Letramento digital. Tecnologias da Informação e Comunicação. Educação de Jovens e Adultos. Formação de professoresReferências
ARROYO, Miguel. Gonzalez. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L.;GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005b.
BEAUDOIN, Valérie. De la publication a la conversation. Lecture et écriture életroniques. Dans Réseaux. v /6 (no 116), 2002, p. 199-225. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-reseaux1-2002-6-page-199.htm Acesso em: 20 ago. 2019.
BOGDAN, Robert.; BILKEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BORGES, Jussara. Inclusão digital e governo eletrônico: conceitos ligados pelo acesso a informação. Dissertação. (Mestrado em Ciência da Informação). Universidade Federal da Bahia, Fundação do Amparo a Pesquisa do estado da Bahia, 2005.
BUCKINGHAM, David. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, set./dez.,2010.
COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias para aprender. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
DANTAS, Tânia Regina. Formação de Professores em EJA: uma experiência pioneira na Bahia. Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade, Salvador, V.21, n.37, p.153, jan/jun, 2012.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2013.
FREITAS, Maria Fátima Quintal de. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, v. 26, n. 03, p. 335-352, 2010. Disponível em: www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a17.pdf. Acesso em: 20 de maio de 2018.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.
KLEIMAN, Angela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (orgs.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. New York: Routledge, 2006.
COPE, Bill. Language education and multiliteracies. In: MAY, S.; HORNBERGER, N. H. (Orgs.). Enciclopedia of language and education: springer science, v. 1: Language policy and political issues in education, 2008. p.195-211.
MARTIN, Luis Mauro Sa. Teorias das Mídias Digitais. Linguagens, ambientes e redes. Petrópolis, Vozes: 2005
MINAYO, Maria Cecília Souza de. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília Souza de. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. Ed. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 9-29.
MORAN, José Manuel; MANSETTO, Marcos; BEHRENS, Ilda Aparecida. (Orgs.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus Editora, 2013.
NETO, Otávio Cruz. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, M. C. S. (Org). Pesquisa Social. 23. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995, p. 16-33.
ORLANDO, Andreia Fernanda. FERREIRA, Aparecida de Jesus. Do letramento aos multiletramentos: contribuições à formação de professores(as) com vistas à questão identitária. Travessias. Grupo de Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, v. 7.N. 1, 2013.
PINTO, Ana Cláudia Soares. Textos multimodais em sala de aula: uma nova perspectiva para o ensino da leitura. Anais ABRALIN, 2019. Disponível em h http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009/PDF/Ana%20Cl%C3%A1udia%20Soares%20Pinto.pdf . Acesso em 30 mar. 2019
RAMAL, Andrea. Cecília. Formar Professores na Cibercultura. In Revista da AEC, jun, 2000.
ROJO, Roxane Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, Roxane. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2007.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social – 18 ed. – São Paulo: Contexto, 2017.
SANTOS, Jocenildes Zacarias e BRITO, Luzia Maria Azevedo. Tecendo fios de conhecimento na rede em processos de formação. V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010. Disponível em http://educonse.com.br/2010/eixo_09/e9-56.pdf. Acesso em: 30 ago. 2019
SOUZA, Antônio. Escandiel de. Cultura e ensino de leitura em língua estrangeira na escola pública: uma prática reflexiva com base na pesquisa-ação. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Letras da universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.
TFOUNI, Leda Verdiane. Letramento e alfabetização. 1. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
ZACHARIAS, Valéria Ribeiro Castro de. Os ambientes digitais e as práticas d eleitura: uma análise de atividades do Portal do Professor do MEC. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/LETR-9ARPQF. Acesso em: 20 mai. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rosemary Lapa de Oliveira, Valter Manoel da Silva Junior, Ana Paula Silva da Conceição, Cássia Cilene de Almeida Chalá Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.