Possíveis reverberações para emancipação e representação cultural latino-americana (des)compassos a partir de perspectivas decoloniais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e67647Resumo
As perspectivas decoloniais visam a despertar um olhar de dentro à América Latina, partindo de uma abordagem que se distancie dos ideais e das hegemonias eurocêntricas e estadunidenses, como uma condição libertadora, em diálogo com uma pedagogia crítica e emancipatória. O objetivo deste artigo é refletir sobre algumas iniciativas artísticas e alguns projetos culturais, em diferentes linguagens e estéticas, que despertem para a valorização, o reconhecimento e fortalecimento das expressões latino-americanas. Para tal, além de discutir as perspectivas decoloniais e emancipatórias, intenta dialogar acerca das implicações decorrentes dos dispositivos tecnológicos e de sua relação com a educação informal, bem como a cultura de massa e sua relação com as práticas artísticas e educação popular, manifestadas em seus espaços. No final, percebe-se como estão articulados os diferentes conhecimentos e saberes epistêmicos e culturais, e o quão ricas são as representações e significações artísticas na América Latina em suas relações de contextos sociais.Referências
BRASIL. Geraldo Gurgel. Ministério do Turismo. Mural “Etnias” entra para o livro dos recordes. 2016. Disponível em: http://tiny.cc/nh889y. Acesso em: 25 jul. 2019.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Unesp, 1999.
CHILE. Memoria Chilena. Biblioteca Nacional de Chile. Colectivo Acciones de Arte (CADA): Crisis en el arte y resistencia política. 2018. Disponível em: http://www.memoriachilena.gob.cl/602/w3-article-3342.html. Acesso em: 10 jul. 2019.
COLAÇO, Thais Luzia; DAMÁZIO, Eloise da Silveira Petter. Novas perspectivas para a antropologia furídica na América Latina: o Direito e o Pensamento Decolonial. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2012. (Coleção Pensando o Direito no Século XXI).
CURTADOC: uma janela para o documentário latino-americano. Disponível em: https://curtadoc.tv. Acesso em: 25 jul. 2019.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2002.
LYRIC Find. 2019. Disponível em: https://www.lyricfind.com/. Acesso em: 25 jul. 2019.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidade sel ser: contribuiciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (ed.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 127-167.
MIGNOLO, Walter D. El pensamiento decolonial: desprendimiento y apertura: un manifiesto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (ed.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 25-46.
OLIVEN, Ruben George. A parte e o todo: a diversidade cultural no Brasil-nação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
OLIVEN, R, G. Cultura e modernidade no Brasil. Scielo Brazil: Scientific Electronic Library Online, São Paulo, v. 15, n. 2, p.1-10, abr. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v15n2/8571.pdf. Acesso em: 25 jul. 2017.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almeida, 2009. p. 73-117.
SAAVEDRA, Ana María; ALARCÓN, Luis. Pensar lo público, actuar públicamente. 2018. Disponível em: http://centex.cl/pensar-lo-publico-actuar-publicamente/. Acesso em: 25 jul. 2019.
SANDRA Eleta. Colecciones. 2019. Disponível em: https://www.sandraeleta.com/es/colecciones.html. Acesso em: 15 jul. 2019.
SGRÓ, Margarita. Teoría crítica y educación en américa latina. Aula ministrada no curso de Pós-Graduação em Educação PPGEdu/UCS. 3-4 set. 2018. Notas de aula.
STRECK, Danilo Romeu. Descolonizar a participação: pautas para a pedagogia latino-americana. Educar em Revista, São Leopoldo, n. 2, p.189-202, set. 2017. Disponível em: FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.51760. acesso em: 15 jul. 2019.
STRECK, Danilo R. Fontes da pedagogia latino-americana: uma antologia. São Paulo: Auntêntica, 2010.
TREVISAN, Amarildo Luiz; ROSA, Geraldo Antônio da. Indústria cultural, biopolítica e educação. Pro-posições, Campinas, v. 29, n. 3, p. 423-442, 2018.
WALSH, Catherine. Introducción. Lo pedagógico y lo decolonial: entretejiendo caminos. In: WALSH, Catherine (ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito: Abya-yala, 2013. p. 23-68. t. I.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maicon Dorigatti, Cláudia Soave, Geraldo Antonio da Rosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.